E já que a Páscoa está chegando, o nosso tema é chocolate! Uma dúvida bastante comum é da diferença entre os diversos tipos de chocolate, já que, sim, uns são melhores que outros.
Por Juci Ribeiro
Tipos de Chocolate
Existem vários tipos de chocolate e cada um possui características específicas, apesar de todos serem feitos a partir da mesma “base”, que é o cacau. Quando da fabricação do chocolate, utilizam-se dois ingredientes principais, quais sejam, a manteiga de cacau e a massa de cacau, e são nesses ingredientes que devemos prestar atenção antes da escolha.
A massa de cacau é muito rica em gordura saturada, a gordura que não faz bem. Já a massa de cacau é rica em ativos antioxidantes, em polifenóis e flavonoides, o que torna o chocolate mais saudável, e quanto maior a quantidade de massa de cacau, mais saudável será o chocolate.
Chocolate Branco
O chocolate branco é dos menos saudáveis, já que contém uma quantidade grande de manteiga de cacau, rica em gorduras ruins, e pouca ou quase nada de massa de cacau. No mais, é um chocolate rico em açúcar, o que também é uma péssima notícia.
Chocolate Ao Leite
O chocolate ao leite é mais saudável que o chocolate branco, já que contém uma quantidade um pouco maior de massa de cacau, sendo que isso varia entre 15% e 30%, levando, ainda, açúcar, manteiga de cacau e outros ingredientes.
Chocolate Meio Amargo e Chocolate Amargo
O melhor tipo de chocolate é o amargo, que leva ao menos 40% de massa de cacau, enquanto que o chocolate meio amargo leva 70% desse ingrediente. A quantidade de manteiga de cacau nos dois tipos é bem mais baixa, assim como a quantidade de açúcar, o que significa que eles contam com muito mais ingredientes do bem, que ajudam a saúde, que ingredientes que prejudicam.
O Melhor é o Amargo!
O chocolate amargo é o melhor por muitos motivos, e já está mais que comprovado que ele ajuda a neutralizar os radicais livres, aqueles danados que causam o envelhecimento e tantas outros malefícios. Mas não para por aí, já que o chocolate amargo reduz as concentrações do colesterol ruim, aumenta o bom colesterol, ajuda na redução da pressão sanguínea, ajuda na prevenção de doenças de coração, melhora o humor, aumenta a sensação de prazer e bem-estar, controla ansiedade, relaxa e até reduz o sensação de dor. Ufa, o que não faltam são benefícios!
O grande responsável por esses benefícios são os flavonoides, em especial a epicatequina, uma substância bem importante no chocolate amargo. Essa substância é um antioxidante poderoso, que ajudam a combater os radicais livres e proporcionam muitos benefícios ao organismo.
Vale lembrar que o chocolate amargo contém, ainda, cafeína, um estimulante do sistema nervoso central que age aumentando os níveis de energia, melhorando a concentração, dentre outras coisas. Não se pode esquecer que a cafeína é termogênica, e isso significa que acelera o metabolismo e pode contribuir para a perda de peso.
Como possui boas doses de magnésio, também ajuda no funcionamento dos músculos. Possui, ainda, ferro e fibras, o que contribui para o bom funcionamento do organismo.