Colégio Villa Lobos anuncia novo projeto para 2015 - Juci Ribeiro

Colégio Villa Lobos anuncia novo projeto para 2015

Compartilhe
Com investimento de R$ 51 milhões, a nova sede vai se chamar VILLA, ganha projeto pedagógico pioneiro no estado 

Foi apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira, 10/09, durante almoço realizado no Sotero Hotel, o novo projeto do Colégio Villa Lobos, que a partir de 2015 vai se chamar VILLA e apresentará um projeto pioneiro no estado.  Localizado na Avenida Paralela, o VILLA se tornará o primeiro Campus de Educação do Infantil ao Médio da Bahia. Um conceito trazido do Ensino Superior para expressar a excelência pedagógica, a qualidade dos serviços oferecidos, a grandiosidade da estrutura física e as mais diversas oportunidades disponibilizadas que estimulam os alunos a serem geradores importantes de valor para a sociedade.

O VILLA é uma escola nacional com perspectiva internacional. Para isso, um dos aspectos mais importantes deste projeto é a implantação da Educação Bilíngue que promove a proficiência em pelo menos dois idiomas, possibilitando aos alunos o aprendizado dos conteúdos também em uma língua estrangeira, desenvolvendo competências linguísticas (escuta, fala, leitura e escrita), assim como o pluralismo cultural. No Bilíngue, o inglês será oferecido desde o Grupo 2 da Educação Infantil até o 8º ano do Ensino Fundamental II. Já em 2015, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I serão alfabetizados em inglês e português. Aqueles que optarem pelo formato bilíngue estudarão em tempo integral e poderão usufruir dos Clubs de tecnologia, esportes, artes, cultura e ação social oferecidos no próprio Campus.

O Programa American High School, pioneiro na Bahia, é oferecido pelo VILLA aos seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 2° ano do Ensino Médio, onde estudam o currículo americano sem sair de Salvador. As aulas acontecem em salas especiais, com professores nativos da língua inglesa. Ao final, os alunos recebem o seu diploma, validado pela Texas Tech University (TTU), e poderão ingressar em qualquer universidade americana do mundo. A iniciativa surgiu pela crescente complexidade da vida profissional, consequência das demandas de um mundo cada vez mais competitivo e de uma sociedade em constante transformação, fato que leva as famílias a se preocupar cada vez mais com a educação dos seus filhos. “O Bilíngue do VILLA chega para oportunizar aos estudantes um desenvolvimento cognitivo diferenciado, experiências socioculturais através da aproximação a outras culturas, criticidade ética e estudo de conteúdos escolares utilizando o inglês”, finaliza Viviane Brito.

Projetado pelo arquiteto André Sá, o VILLA apresenta uma estrutura de 20 mil m² de área construída com investimento de R$ 51 milhões financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A nova sede possui acessos independentes para o prédio da Educação Infantil e Fundamental I e para o Ensino Fundamental II e Médio. Todas as salas possuem tratamento acústico e sistema de renovação de ar, além de iluminação e ventilação natural em todos os ambientes, infraestrutura tecnológica em todos os espaços e biblioteca com acervo bilíngue. O teatro possui 240 lugares, área de esportes com quadras poliesportivas, piscina coberta e aquecida, salas de dança e artes maciais, além de áreas de lazer amplas e equipadas. O restaurante e a cantina disponibilizam acompanhamento nutricional e cardápio especializado em alimentação infanto-juvenil.


Para a implantação deste novo projeto, o VILLA contratou assessorias com atuação nacional, especializadas em Programas Bilíngues, Currículo, Avaliação, Desenvolvimento Humano e Recursos Humanos com foco no recrutamento e seleção de profissionais da educação. “A equipe interna e os seus assessores não estão medindo esforços para a implantação da nova sede, do seu Projeto de Educação que respeita a contemporaneidade e a necessidade de inovação e, acima de tudo, da estrutura de Gestão que garantirá a qualidade e efetividade do VILLA”, afirma Viviane Brito, presidente do Grupo Sagarana, mantenedora do VILLA.




Fotos Roberto Sousa

Moda e Estilo

publicidade