O ator contou que ele e a mãe de Indio eram viciados em drogas, por isso, acredita que seu filho ficou assim
recentemente, o filho de Robert Downey Jr, Indio, foi preso por porte de substâncias ilícitas. E agora, o ator deu uma entrevista para a Vanity Fair comentando o assunto.
-Ele é filho de sua mãe e meu filho, e ele chegou até o abismo muito rápido do que nós. Mas isso é típico na Era da Informação, as coisas estão aceleradas. Ter uma disfunção, e isso é um problema de família.
O próprio Robert já lutou contra o vício de drogas e chegou a ser preso diversas vezes nos anos 90. Ele já chegou a confessar que era viciado em drogas desde os oito anos de idade, já que seu pai o ofereceu a substância. Para a revista, ele comentou sobre a prisão:
-Muitas pessoas saem, mas não mudam. Então a coisa é sair e reconhecer a importância de negar a agressividade no seu destino. Mas eu nem sei se essa foi a minha experiência. É engraçado: cinco anos atrás, eu teria feito isso parecer que eu sou consciente da minha própria participação em aproveitar as similaridades. Mas muitas coisas tornaram-se erradas. Eu juro por Deus. Eu sou mais que a minha história.
Atualmente, o ator já está sóbrio há mais de dez anos e deve isso a sua esposa, Susan Downey.