Fundador do Hapvida Saúde, Candido Pinheiro, foi o convidado nesta quarta-feira (29), às 9 horas, do professor Edmundo Machado Ferraz, presidente da Academia Pernambucana de Medicina para ministrar palestra no salão nobre da instituição, no Derby, em Recife (PE). O tema em destaque foi a “Origem do Homem do Nordeste”, assunto em que o pesquisador é referência. O escritor, inclusive, lançou recentemente três volumes da Coleção Borges da Fonseca, de dez que foram escritos com o resgate das origens do Nordeste.
O material traz um minucioso e completo estudo genealógico, realizado nos últimos 20 anos pelo autor, e traça os entroncamentos das famílias brasileiras, sobretudo do Nordeste, que perpetuam raízes mundo afora através de seus descendentes.
Com as obras, o pesquisador Candido Pinheiro constatou que 97% da população nordestina, do período colonial e da atualidade, portam em si o sangue judeu, do negro muçulmano da África do Norte e muçulmano semita. Ao lado disto, 80% possuem o sangue indígena e apenas 2% do sangue negro subsaariano escravo. São brasileiros que constituem famílias e disseminam suas origens diversas pelo Brasil e pelo mundo.