Como fazer luminárias recicláveis - Juci Ribeiro

Como fazer luminárias recicláveis

Compartilhe
Por Juci Ribeiro

Modelos recicláveis de luminárias são simples de serem feitos e podem trazer muito mais beleza para os cômodos de casa

Pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de decorar ambientes. Quadros, enfeites, texturas e iluminação são peças-chave que você pode utilizar quando quiser dar UM TOQUE especial àquele espaço.

Luminárias, por exemplo, são superversáteis! Elas servem para deixar o lugar mais aconchegante, dar um charme em um canto da casa e trazer requinte ao espaço. Também são bem práticas, pois facilitam a leitura em ambientes de estudo, iluminam o quarto das crianças durante a noite e trazem comodidade na hora de dormir.

São diversas opções e modelos para você escolher, de acordo com os objetivos, ideias e valores que esteja disposto a desembolsar. Mas o grande diferencial dessa peça, é que ela pode ser feita em casa, com poucos recursos e sem muitos segredos.

Você vai aprender aqui como fazer luminárias e deixar a sua casa ou ambiente de trabalho ainda mais bonito e iluminado. Escolha o modelo que deseja e mãos à obra!

Luminária de sisal
Lindas e fáceis de fazer, as luminárias de sisal deixam o ambiente muito mais romântico. Você vai precisar apenas de uma bola ou bexiga grande, cola branca, pincel e um rolo de linha sisal. Para a instalação elétrica, será necessário um soquete (peça que se encaixa na lâmpada), uma lâmpada e fio. Siga os passos abaixo:
1. Encha a bexiga com ar até o tamanho que deseja que a luminária seja ou use uma bola de plástico já cheia para o início da sua luminária.
2. Desenhe um círculo ao redor do local onde você amarra a bexiga ou do local onde está o bico de enchimento da bola (do tamanho suficiente para passar uma lâmpada).
3. Com o pincel, passe a cola branca pela grande parte da linha de sisal. Deixe secar um pouco.
4. Pegue o sisal ainda úmido de cola e cubra toda a bexiga ou bola, como está sendo indicado na imagem, deixando de fora apenas o círculo que você desenhou.
5. Deixe secar por 24 horas para que fixe bem.
6. Após esse período, estoure a bexiga ou esvazie a bola e retire os restos que podem ter ficado grudados no sisal.
7. O sisal colado formou uma armação redonda, com um buraco central. Agora é só passar um fio com uma lâmpada pendurada e pronto! Escolha o local ideal para decorar a sua casa com esta luminária.
Luminária de papelão
Uma das coisas mais legais do artesanato é poder reciclar materiais, transformando a sua obra de arte em sustentabilidade. A luminária feita com barricas de papelão (os baldes de papelão que vêm com massa corrida ou textura) é um bom exemplo de como usar esta técnica. Você vai precisar de um soquete com lâmpada e fio, uma barrica de papelão, cola, tinta branca, pincel e tecido a sua escolha.

1. Se necessário, corte a barrica de papelão e deixa-a com a dimensão que deseja. Tudo vai depender do local onde você irá utilizá-la.
2. Pinte toda a barrica com a tinta branca e deixe secar.
3. Em seguida, cole o tecido na barrica e dobra as pontinhas para dentro, fazendo o acabamento.
4. Passe a cola branca por cima de todo o tecido, com um pincel de cerdas finas, espalhando bem. Deixe secar por 24 horas. Depois de seca, a cúpula da sua luminária já estará pronta.
5. Para instalar o soquete da lâmpada, utilize arames, amarrando-os na peça e nas extremidades da cúpula, se achar necessário para que fique mais fixo. Feito isso, é só pendurar a sua luminária.
Se quiser, você pode fazer um trabalho de patchwork na barrica de papelão, com pedaços diferentes de tecidos. Vai ficar lindo também!
Luminária de latinhas
Essa é mais uma ótima opção de reciclagem. Você vai precisar de três ou quatro latinhas de refrigerante ou cerveja de 200 ml, tintas para metal, lixa, soquetes com lâmpadas pequenas e fios de tamanhos diferentes. Agora é só seguir o passo a passo e criar um jogo de luminárias que irão deixar qualquer ambiente mais charmoso.

1. Abra as extremidades das latinhas, com bastante cuidado para não se cortar, deixando dois buracos. Uma abridor de lata é o suficiente para fazer esse trabalho com bastante facilidade.
2. Lixe bem cada extremidade para não ficar áspera ou cortante.
3. Com uma tinta própria para metal, pinte, primeiramente, cada latinha de branco para fazer uma base. Deixe secar bem.
4. Em seguida, usando a sua criatividade, pinte as latinhas de forma decorativa. Pode ser com listras horizontais ou verticais, cada lata de uma cor ou tons em degradê. Você é quem vai escolher como quer o seu jogo de luminárias. Deixe secar de um dia para o outro. Até mesmo papeis podem ser usados para fazer alguns tipos de colagens.
5. Encaixe os soquetes em cada uma das latinhas e insira as lâmpadas pela outra extremidade. As lâmpadas devem ser menores que as latinhas, de preferência, utilize os modelos tipo vela.
6. Instale o conjunto de luminárias no local desejado, alternando o comprimento dos fios, para criar um efeito na decoração.
Qualquer um desses três modelos que você escolher fica ótimo em ambientes diversos, deixando o seu espaço – seja ele residencial ou não, bonito, aconchegante e pronto para qualquer ocasião.

Moda e Estilo

publicidade