Com oito dias de festa, Réveillon de Salvador começa hoje Programação de shows começará às 11h, com apresentações de Otto e Baiana System, na Feira de São Joaquim - Juci Ribeiro

Com oito dias de festa, Réveillon de Salvador começa hoje Programação de shows começará às 11h, com apresentações de Otto e Baiana System, na Feira de São Joaquim

Compartilhe
Pregos, martelos, tábuas e tintas. Ontem, técnicos, músicos e pintores trabalhavam nos últimos ajustes para a montagem dos espaços para a Feira da Cidade, na Feira de São Joaquim, e do Show do Réveillon, no Comércio. A feira será realizada hoje entre as 11h e as 17h. Amanhã começarão os shows no Comércio, a  partir das 20h. Ontem, os tradicionais vendedores da Feira de São Joaquim trabalharam em meio à montagem do palco e das barracas que vão abrigar 20 artesãos e 30 chefs durante mais uma edição da Feira da Cidade. O evento reúne expositores com produtos que custam até R$ 15.
Entre os convidados para participar da exposição estão cinco cozinheiros locais. Marilena Andrade, a Dadá da Feira, trabalha na Feira de São Joaquim há mais de 30 anos e é famosa pelos temperos dos pratos que prepara. Este fim de semana ela ficou encarregada do café da manhã que será oferecido durante o evento. “Vai ter aipim, cuscuz, banana cozida, mingau de milho verde, entre outras coisas”, contou a cozinheira, animada. Ontem, ela estava preparando parte da comida que será servida hoje. “É preciso adiantar ou não vai dar tempo de fazer tudo”, contou Dadá. Quem prefere um café mais reforçado poderá optar ainda por uma rabada, feijão e até sarapatel. 

“A comida da Dadá é famosa aqui. O tempero dela é muito bom. Quem puder conferir vai comprovar”, contou um dos clientes da cozinheira. Segundo os organizadores do evento, Dadá é a cozinheira mais velha a se apresentar nesta edição da feira. No entanto, quando perguntada sobre a idade, desconversou. “Ah! Aí o bicho pega”, disse, entre risos.

Além dos expositores, o espaço terá também duas apresentações musicais, a banda Baiana System e o cantor Otto. A primeira subirá ao palco às 13h. A  segunda às 14h20. Os grupos Filho da Feira e Negro da Fé vão agitar o público com música até as 16h30. A organização do evento espera que 20 mil pessoas sejam atraídas pela mistura de gastronomia, música e artes plásticas. No entanto, o único som que se ouvia ontem era o de martelar de pregos e do sobe e desce de equipamentos.
Ao lado do palco, quatro grafiteiros do Museu de Street Art de Salvador (Musas) desenhavam a rotina da feira. “Como frequentadores da Feira de São Joaquim, nós resolvemos homenagear um dos mais importantes trabalhadores desse local, o carregador”, contou o grafiteiro Júlio Costa. Na parede, de cerca de 5 metros de altura, o desenho do carregador com seu carrinho e de elementos da Feira, como frutas, peixes e temperos. Enquanto isso, do lado de fora, o artista plástico Tito Casal decorava o muro branco do local. “Estou usando uma técnica conhecida como lambe-lambe, que mistura figuras em papel e cola”, contou o artista. 
No local, ele prometeu construir duas figuras  de dois semideuses, um do cacho de banana-prata verde e outro da toalha de mesa. Ele disse que a inspiração surgiu da própria feira. A obra terá dois metros de altura por três de largura. Ao lado, o grafiteiro Anderson JC trabalhava na produção de outra peça para ilustrar o espaço. Enquanto os preparativos seguiam a todo vapor em São Joaquim, no Comércio não era muito diferente. Ontem, os técnicos davam os últimos ajustes na iluminação sobre o palco na Praça Cayru.

Foram montadas duas estruturas, a primeira fica em frente ao Mercado Modelo e vai receber os shows principais como Ivete Sangalo, Claudia Leite, Vanessa da Mata, Harmonia do Samba e Psirico, entre outros. O segundo terá atrações durante o intervalo no palco principal. Amanhã se apresentarão Carlinhos Brown, Saulo, Jorge e Mateus e DJ Bob Sinclair, entre outros. As apresentações seguem até o dia 1º de janeiro.


Gil Santo

Moda e Estilo

publicidade