Teatro da Cidade, em BH, paralisa as atividades e pode fechar as portas - Juci Ribeiro

Teatro da Cidade, em BH, paralisa as atividades e pode fechar as portas

Compartilhe
Pedro Paulo Cava, fundador e gestor do local, alega falta de recursos.
Teatro funciona desde sua inauguração na Rua da Bahia, no Centro.

Desde sua inauguração, em 1990, o Teatro da Cidade funciona na Rua da Bahia, no Centro. (Foto: Nereu Cavalheiro)
O Teatro da Cidade, importante espaço cultural de Belo Horizonte, prevê a paralisação completa de suas atividades por tempo indeterminado a partir do dia 31 de julho. De acordo com seu fundador e diretor, Pedro Paulo Cava, o teatro não dispõe de recursos para se manter, e, inclusive, pode fechar as portas em definitivo. Em setembro, a casa completaria 25 anos de atividade ininterrupta.
Nas últimas semanas, todos os nove funcionários que trabalhavam no local foram demitidos. Para Cava, a paralisação das atividades é resultado de uma má gestão do Ministério da Cultura (Minc), que tem dificultado a obtenção justa de recursos. "Não é falta de colaboração, é perseguição mesmo. Diversos artistas estão sendo intimidados por essa gestão do ministério, em uma briga que vem se estendendo já há algum tempo".
Cava afirma que entrou com um projeto no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), mas a autorização para captação de recursos, que deveria ter sido aprovada em outubro do ano passado, ainda está em tramitação no Minc.


Procurado pela reportagem do G1 MG, o Ministério da Cultura declarou que o projeto de manutenção das atividades do Teatro da Cidade foi indeferido em primeiro momento por não atender às diligências apresentadas. Em novembro de 2014, um pedido de reconsideração da decisão foi aceito pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Entretanto, devido ao imóvel onde o teatro se situa estar em discussão judicial, a proposta foi encaminhada à Consultoria Jurídica do Minc, onde está em processo de análise.
De acordo com Cava, o imóvel pertencia à construtora responsável pelas primeiras obras de infraestrutura do teatro, feitas no final dos anos 1980, mas atualmente corre o risco de ser vendido a terceiros. “Já entramos com um recurso para embargar a venda há uns dois anos e meio, mas agora o juiz responsável deu ganho de causa ao credor. E nossa companhia não tem condição de comprar o terreno”, lamenta.
Fundado em 1990, o Teatro da Cidade opera desde sua inauguração no Edifício G. Couto e Silva, na Rua da Bahia, 1341, no Centro de Belo Horizonte. O espaço, que abrigava também uma galeria de arte e um café-livraria, é uma das casas particulares de espetáculos da capital, com ênfase em musicais e produções próprias.
O último espetáculo em cartaz no Teatro da Cidade foi o musical "Samba, amor e malandragem", de Kalluh Araújo, que foi apresentado até março deste ano. Desde então, o espaço recebeu algumas poucas atividades gratuitas, como conferências e debates.

Moda e Estilo

publicidade