Oitava edição do FilteBahia promove diversidade e teatro de grupo - Juci Ribeiro

Oitava edição do FilteBahia promove diversidade e teatro de grupo

Compartilhe
O teatro volta a ser destaque na cena cultural baiana entre os dias 11 e 20 de setembro com a realização do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2015. Durante esse período, 46 apresentações serão realizadas em seis teatros da cidade. Além dos espetáculos com importantes grupos teatrais e artistas locais, nacionais e internacionais de países como Chile, Costa Rica e Cuba, a 8ª edição traz uma série de novidades, como o Corredor de Arte na Rua, que levará espetáculos para o Farol da Barra no sábado, 19.
As cidades de Ilhéus e Camaçari também receberão atrações do Festival.
O Festival será aberto com a apresentação do espetáculo Fishman, do Grupo Bagaceira (Ceará), no dia 11, às 20 horas no Teatro Vila Velha.
Também será realizada uma mostra de diversidade estética-conceitual com espetáculos que exploram o conceito de sexualidade, gênero, as relações interpessoais. “A mostra é centrada, sobretudo, nas questões que atingem a nossa sociedade na atualidade. Esteticamente, joga com a musicalidade na cena, primando principalmente pelos trabalhos e as produções em grupos de ações continuadas dentro do continente latino americano”, explica o diretor artístico e organizador do festival, Luis Alonso.
Com ingressos a preços populares, os espetáculos estarão nos teatros Vila Velha, Teatro do ICBA (Goethe-Institut), Martim Gonçalves, Xisto Bahia, Centro Cultural Barroquinha e Gregório de Matos, além das apresentações ao ar livre.
Além das apresentações teatrais, a programação do Festival conta ainda com inúmeras atividades formativas, voltadas para pesquisadores, acadêmicos, diretores, atores e estudantes de teatro, com vivências artísticas, intervenções, cursos e demonstrações de trabalho. Durante o Festival, será realizado o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA) e a Plataforma Internacional Cênica da Bahia, onde serão veiculadas as produções locais, promovendo a circulação destas em eventos nacionais e internacionais.
“O Filte insere a Bahia na rota dos grandes festivais internacionais de artes cênicas. A proposta é promover as produções dos países latino-americanos, fortalecer o teatro de grupo, estimular a formação de plateia e flexibilizar o acesso do público ao teatro”, afirma Luis Alonso.
Organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a produção e realização da Carranca Produções Artísticas e Aude Produções, o Filte conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do projeto Eventos Calendarizados e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
A programação completa pode ser conferida no www.filte.com.br
Mostra Internacional de Teatro Baiano
A Mostra Internacional de Teatro Baiano busca dar visibilidade ao teatro baiano e viabilizar a sua exportação para outros estados do Brasil e outros festivais do mundo. “A mostra reúne espetáculos locais de qualidade, que estarão em contato com programadores de Festivais presentes no evento”, esclarece Luis Alonso.
ESPETÁCULOS
SERVIÇO:
O que: FilteBahia 2015
Data: de 11 a 20 de setembro de 2015
Locais: Teatro Vila Velha, Teatro do ICBA (Goethe-Institut), Martim Gonçalves, Xisto Bahia, Centro Cultural Barroquinha e Gregório de Matos, além de Farol da Barra.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) nas bilheterias dos teatros

Moda e Estilo

publicidade