Pronto desde novembro, espaço teve adaptações para voos internacionais.
Segundo BH Airport, aeroporto comporta 14 milhões de passageiros/ano.
As operações do Terminal 3, dedicado exclusivamente aos embarques e desembarques internacionais, foram iniciadas nesta quarta-feira (16), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O espaço estava pronto desde novembro de 2014, mas precisava de adaptações nas áreas de alfândega e da Receita Federal. De acordo com a concessionária BH Airport, o terminal tem capacidade para receber até 4,3 milhões de passageiros por ano.
Somada à capacidade do Terminal 1, o aeroporto comporta mais de 14 milhões de passageiros anualmente, segundo a concessionária que o administra. No primeiro dia de funcionamento do novo espaço, passageiros atrasaram para desembarcar e reclamaram da falta de passarela que liga o avião ao aeroporto. A BH Airport informou que eventuais problemas identificados ao longo do primeiro dia de operações serão analisados e solucionados no menor tempo possível pela concessionária.
Somada à capacidade do Terminal 1, o aeroporto comporta mais de 14 milhões de passageiros anualmente, segundo a concessionária que o administra. No primeiro dia de funcionamento do novo espaço, passageiros atrasaram para desembarcar e reclamaram da falta de passarela que liga o avião ao aeroporto. A BH Airport informou que eventuais problemas identificados ao longo do primeiro dia de operações serão analisados e solucionados no menor tempo possível pela concessionária.
A autorização de funcionamento do Terminal 3 foi aprovada em 1º de setembro pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Essa licença busca garantir que o empreendimento esteja adequado às normas de preservação e conservação ambiental.
O aeroporto operava apenas com o Terminal 1, que concentrava todos os voos domésticos e internacionais. De acordo com a BH Airport, os voos internacionais ocupavam aproximadamente 40% das áreas de embarque e desembarque desse terminal, apesar de representarem cerca de 4% do total de passageiros.
Nesta quarta-feira (16), a estrutura de fiscalização também ganhou mais espaço. São 12 cabines para checagem de passaportes, mais dois aparelhos de raio X, além de sala de embarque e freeshop maiores. Segundo a concessionária, a nova estrutura ainda vai permitir o aumento de voos internacionais que saem de Confins. Atualmente, a média é de seis por dia.
Obras de melhorias no Terminal 1 estavam paradas desde outubro de 2014 por problema entre o governo federal e a empreiteira. A Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disse que negocia com a concessionária BH Airport a conclusão, conforme previsto no contrato de concessão. Segundo a Infraero, a empresa que era responsável abandonou o serviço e uma nova licitação depende de uma decisão da Justiça.
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves projetado para o Mundial de 2014 está longe de ficar pronto. A ampliação da pista de pouso e decolagem só termina em 2017.
Obras de melhorias no Terminal 1 estavam paradas desde outubro de 2014 por problema entre o governo federal e a empreiteira. A Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disse que negocia com a concessionária BH Airport a conclusão, conforme previsto no contrato de concessão. Segundo a Infraero, a empresa que era responsável abandonou o serviço e uma nova licitação depende de uma decisão da Justiça.
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves projetado para o Mundial de 2014 está longe de ficar pronto. A ampliação da pista de pouso e decolagem só termina em 2017.
Terminal 2
O contrato de concessão do Aeroporto de Confins previa também a construção do Terminal 2, que visa à ampliação da capacidade total de passageiros recebidos anualmente para 22 milhões. A liberação da licença de instalação, também concedida pelo Copam, é aguardada para o início das obras. De acordo com a BH Airport, serão investidos R$ 750 milhões na construção do deste terminal, que tem conclusão prevista para 2016.
O contrato de concessão do Aeroporto de Confins previa também a construção do Terminal 2, que visa à ampliação da capacidade total de passageiros recebidos anualmente para 22 milhões. A liberação da licença de instalação, também concedida pelo Copam, é aguardada para o início das obras. De acordo com a BH Airport, serão investidos R$ 750 milhões na construção do deste terminal, que tem conclusão prevista para 2016.