7ª EDIÇÃO DA SALVADOR RESTAURANT WEEK COMEÇA AGORA, EM NOVEMBRO‏ - Juci Ribeiro

7ª EDIÇÃO DA SALVADOR RESTAURANT WEEK COMEÇA AGORA, EM NOVEMBRO‏

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A democratização da boa gastronomia está de volta em 52 dos melhores restaurantes da capital baiana

A maravilhosa viagem gastronômica da Restaurant Week continua no segundo semestre de 2015 pelas principais cidades do Brasil,  reunindo os melhores restaurantes com o objetivo de disseminar e valorizar a boa mesa local. Na capital baiana, faltam poucos dias para começar o evento culinário mais esperado por soteropolitanos e turistas. A Salvador Restaurant Week chega consolidada a sua 7ª edição, marcada para acontecer entre 9 e 29 de novembro. A versão regional do festival conta com a adesão de 52 renomados e badalados empreendimentos do setor. Os menus têm valor fixo: R$ 39,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 40,90 no almoço e R$ 51,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 52,90 no jantar. A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas circulem pelos estabelecimentos inscritos.

Tema do festival com desafio aos chefs, cozinheiros e restauranteurs

No segundo semestre, depois de trabalhar a “Gastronomia Saudável” no início do ano, o festival de grandes sabores vai unir todos os bons sentimentos que sempre estão em torno da mesa em almoços e jantares, apresentando como tema “Gastronomia Afetiva”, em pratos cuja composição trazem referências e lembranças das reuniões de família, da infância, viagens e momentos marcantes na história dos restaurantes.
Com o tema, a Restaurant Week também busca estreitar ainda mais a relação que existe entre clientes e restaurantes, enaltecendo as comemorações em torno da mesa, despertando sensações e mostrando temperos que traduzam as características de cada chef, cozinheiro e restauranteur. Esses são desafiados a unir, para a composição dos pratos, ingredientes naturais a produtos da estação e regionais, que tragam benefícios à saúde do consumidor, ressaltando o sabor e o prazer de comer em família, entre amigos.

Solidariedade
O festival de gastronomia mais famoso do mundo cumpre, mais uma vez, o seu papel social.  Nos restaurantes de Salvador, a cada refeição, os clientes podem contribuir com R$ 1,00 ou mais (opcional), que, nesta edição, será repassado ao Martagão Gesteira – Hospital da Criança, centro de referência no Brasil em assistência, ensino e pesquisa da saúde da criança, com foco na qualidade e sustentabilidade.
Desde a última edição, alguns restaurantes de Salvador já trabalham com o serviço de reservas via internet. No site oficial da Restaurant Week – www.restaurantweek.com.br – o internauta encontrará o link “reserva online” e poderá escolher o restaurante, a data, horário e quantidade de pessoas com facilidade. “O sistema é rápido, muito prático e sem risco de overbooking”, ressalta Fernando Reis, responsável pelo festival no Brasil.

Origem do evento gastronômico

Criado na década de 90 em Nova York, a Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e de lá para cá vem movendo multidões em torno desse festival gastronômico. Tendo sua primeira edição realizada em São Paulo, o evento prestigia segmentos, como a gastronomia e o turismo, proporcionando consumo, rentabilidade ao comércio e movimento na cidade onde acontece. Presente em 15 cidades brasileiras, com a exigência de que o restaurante participante tenha cardápio e preço fechados para o jantar e almoço, já virou parte do calendário regional.
A festa já é conhecida como um dos eventos mais esperados pelos consumidores e restaurantes de cada cidade por sua proposta inovadora de democratizar a gastronomia. A ideia é que os chefs, cozinheiros e restauranteurs desafiem toda sua criatividade para pensar em pratos interessantes, saborosos, com qualidade e que consigam imprimir o conceito da casa para apresentar aos clientes. Esse é um momento cool, de relacionamento, ideal para celebração, reunião entre amigos que têm a oportunidade de conhecer novos paladares através de um tour gastronômico inesquecível por Salvador.
De acordo com Fernando Reis, o objetivo maior é a valorização da boa culinária, levando os clientes a olharem a gastronomia sem tabus. “Muitas vezes, uma pessoa deixa de freqüentar um bom restaurante com receio do valor final da conta. Como durante o festival ela já sabe exatamente quanto vai pagar, aproveita para conhecer o cardápio e rever seus conceitos”, explica. Os 21 dias da tradicional presença da Restaurant Week, nas cidades por onde passa, alteram a rotina das pessoas que aguardam ansiosas pelas duas edições anuais do festival.
Segundo Licia Fabio, realizadora do evento na Bahia, “o sucesso da Salvador Restaurant Week está diretamente ligado à força da culinária regional”. Fernando vai além ao afirmar que “a proposta do festival favorece a população que, em meio ao cenário econômico nacional, está ajustando orçamentos e contendo as despesas. “Assim, com a Restaurant Week, as pessoas não se privam do prazer da boa culinária e do lazer entre familiares e amigos a valores módicos e fixos”, salienta Reis.
Mais uma vez, badalados restaurantes participam do evento em Salvador, a exemplo do Amado, Paraíso Tropical, Alfredo di Roma, Barbacoa, Bargaço, Pereira, Salvador Dali, Gattai, Zafferano, Al Mare, Santo Pesce, Veleiro, entre outros.

Sobre o grupo:
Há 17 anos a MiCA trouxe para o Brasil a ideia de veicular mensagens publicitárias em cartões postais, tornando a publicidade mais atrativa para atingir o público já saturado pelas abordagens convencionais. Está presente em mais de 2 mil pontos comerciais espalhados por todo o país.
E hoje, além das propostas publicitárias criadas pela MiCA, há os projetos: Restaurant Week, evento gastronômico mais celebrado do Brasil; eventos como Menu Sustentável que tem a ideia de não limitar a criatividade, e sim mostrar o quanto é fácil produzir uma receita sustentável; Menu Personnalité - a plataforma de gastronomia do banco Itaú Personnalité - com uma seleção dos melhores restaurantes; e o Spa Week focado na beleza e bem-estar em serviços para a qualidade de vida.

Patrocinadores, apoiadores e harmonização
A Restaurant Week tem o patrocínio nacional da Stella Artois e Trident. As reservas devem ser feitas através do sitewww.restaurantweek.com.br ou no próprio estabelecimento. A semana oficial da Salvador Restaurant Week acontece de 9 a 29 de novembro de 2015, período em que o festival estará aberto ao público.

Na Bahia, a Licia Fabio é a produtora do evento, que conta com patrocínio regional do Salvador Shopping, onde se concentram alguns dos mais badalados empreendimentos gastronômicos da cidade. Promoção: Espaço Itaú de Cinema, Uol, Thefork a TripAdvisor company, Elemídia, Rádio CBN, Jornal Correio*, IBahia. Ação Social: Martagão Gesteira. Realização: MiCA e Licia Fabio.


Serviço:
7ªª edição da Salvador Restaurant Week
Data: 9 a 29 de novembro de 2015
Valor: R$ 39,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 40,90 no almoço e R$ 51,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 52,90 no jantar
Lista dos restaurantes participantes: 33 Downtown, 33 Restaurante, Adam Cozinha Originária, Al Mare, Além do Cais, Alfredo Di Roma, Amado, Barbacoa, Bargaço, Bella Napoli, Blue Praia Bar, Café do Forte, Cantina du Vini, Carro de Boi – Casa, Carro de Boi – Shopping, Casa di Vina, Cathedrall, Cedro Restaurante, Chalezinho, Confraria das Ostras, Companhia da Pizza, Das Restaurante, Doc Casual Dinning, Eddie Fine Burger – Barra, Eddie Fine Burger – Pituba, Ferraz Gastronomia Contemporânea, Figli, Gattai, La Pulperia, L'Entrecôte de Paris, Lafayete, Marinata, Martim Pescador, OUI, Paraíso Tropical, Pereira – Barra, Pereira Café – Paralela, Pereira Café - Shopping da Bahia, Pereira – Pituba, Red River Café, Riz Bistrot & Risotos, Salvador Dali, Santo Pesce, Solar – Contorno, Solar - Rio Vermelho, Soho, Terra Brasil, Torre de Pizza, Tratoria Della Toscana, Utopia Resto-Bar, Varanda Gastronomia, Veleiro.
Cardápios e fotos no www.restaurantweek.com.br


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