SIMÕES FILHO RECEBE ATELIER PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS SINFÔNICOS DE PLÁSTICO‏ - Juci Ribeiro

SIMÕES FILHO RECEBE ATELIER PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS SINFÔNICOS DE PLÁSTICO‏

Compartilhe
                                 CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS SINFÔNICOS DE PLÁSTICO
O NEOJIBA inaugurou hoje (12) o segundo atelier para fabricação de instrumentos sinfônicos a partir de canos PVC. A iniciativa faz parte do projeto Orquestra Plástica, que conta com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura.

O novo Atelier de Lutheria de Plástico do NEOJIBA irá funcionar dentro do CESA (Centro Educacional Santo Antônio); escola de tempo integral das Obras Sociais Irmã Dulce, sediada no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Neste espaço, o NEOJIBA implantou em 2011 seu primeiro Núcleo de Prática Orquestral e Coral que hoje atende cerca de 300 crianças e adolescentes.

“O Orquestra Plástica é um projeto único, uma ideia genial. É um projeto que tem muita afinidade com a Braskem, pois dialoga com importantes pilares da nossa estratégia de atuação social: sustentabilidade, inovação, educação e inclusão social”, afirma Hélio Tourinho, gerente de relações institucionais da Braskem.

“Aqui adolescentes e jovens aprendizes irão conhecer a história e aprender a essência do ofício da lutheria. Além de violinos e violas, que já fabricamos em diversos tamanhos a partir do cano PVC, iremos iniciar a produção de violoncelo a partir desta matéria-prima. Queremos também iniciar os estudos para futuramente confeccionar contrabaixos. É um desafio gostoso de trabalhar, principalmente neste novo espaço, que foi construído com tanto cuidado e que considera todas as normas de segurança e técnicas para a realização do nosso trabalho”, ressalta Alan Jonas, coordenador técnico e pedagógico do Orquestra Plástica do NEOJIBA.
Na segunda etapa do projeto, as duas oficinas do projeto Orquestra Plástica, situadas nos municípios de Simões Filho e Angical, interior do Estado, têm como meta a fabricação de 120 instrumentos sinfônicos de cordas. Os instrumentos feitos com cano PVC têm maior durabilidade em decorrência da resistência à umidade, maior resistência a impactos físicos e menor custo de manutenção. Além de serem fabricados com matéria-prima reutilizável. Beth Ponte, diretora institucional do NEOJIBA, acrescenta que os instrumentos feitos a partir desta matéria-prima serão uma porta de entrada para que mais crianças e adolescentes tenham acesso à educação musical no Estado. O principal objetivo é oferecer às crianças um instrumento de qualidade e acessível para fomentar o ensino da música em toda a Bahia”.

ONDE FICA
Atelier de Lutheria Plástica do NEOJIBA
Local: CESA (Centro Educacional Santo Antônio)
Avenida Engenheiro Walter Aragão de Souza, SN – Centro
Simões Filho – Bahia
Mais Informações: www.orquestraplastica.org e www.neojiba.org

Fotos: Elói Corrêa/GOVBA



MAIS INFORMAÇÕES
Christiane Sampaio - Coordenadora de Comunicação
Instituto de Ação Social pela Música – IASPM
Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA
Celular: (71) 9223 0026 - Telefone: (71) 3032 1073 ou 3032 1093 (Ramal 27)


Moda e Estilo

publicidade