Rótulos da Adega Tio Sam harmonizam pratos exclusivos
do X Festival Tempero no Forte
Para harmonizar as saborosas e apimentadas criações do Festival Tempero no Forte, a Adega Tio Sam – parceira do evento há uma década –, apresentará alguns dos melhores vinhos e espumantes do seu portfólio. A sommelière e consultora de vendas da Adega, Luciene Carneiro, escolheu criteriosamente as bebidas que combinarão com os pratos assinados pelos renomados chefs participantes do festival, para que turistas e visitantes tenham a chance de saborear momentos enogastronômicos inesquecíveis.
Para começar a sequência de harmonizações, que nesta edição tem a pimenta como tema, o restaurante 7 Pizzas sugere o rótulo Santa Rita 120 Merlot combinado harmonicamente com a Pizza Sete Vitórias, assinado pela cozinheira Eliene Silva, que criou uma combinação de queijos Brie e Minas, lombo canadense, tomate cereja, orégano, mel com pimenta e manjericão sobre a massa. Na pizzaria Companhia do Forte, sob os cuidados da chef Chuca Cardoso e da pizzaiola América Costa, a pizza de carne do sol com queijo coalho e geléia com três pimentas, vai bem com o Tierras Altas Malbec.
O espumante Gimenez Riili Extra Brut, disponível na carta de vinhos do restaurante Vila Gourmet da pousada Sobrado da Vila, tem tudo para reinar à mesa com o Peixe Grelhado ao Molho de Moqueca de Camarão com Pimenta Doce, Mousseline de Aipim e Farofa de Castanha, criado pelo afamado chef Fabrício Lemos. No restaurante Sabor da Vila, a chef Sylvana Gama harmonizará a inusitada Moqueca de Bacalhau com Vatapá de Inhame com a Fonte do Nico Rosé e Espumante Cavalier Brut.
Quem optar por visitar os restaurantes do entorno de Praia do Forte poderá degustar no bucólico restaurante À Sombra da Mangueira, no Diogo, a tradicional Moqueca de Camarão, feita pela chef Joseni Veloso, harmonizado com o espumante Torre de La Vid. Já no Mistura da Dinha, em Açuzinho, a cozinheira Liliane de Oliveira, a Dinha, criou o Arretado de Bom: fetuccine com lambreta, pimentas rosa e dedo de moça. Em Arembepe, o Mar Aberto, famoso pela culinária e pelo visual à beira mar, servirá o Camarão ao Sabor Aroeira com Pimenta Rosa, acompanhado do Cremaschi Furlotti Single Vineyard Chardonnay.
De São Paulo para a vila de pescadores mais charmosa do Litoral Norte, em sua estreia no festival o chef William Ribeiro, que estará à frente da cozinha do restaurante da pousada Porto da Lua, assina o Camarão Grelhado com Bobó de Raízes Brasileiras, harmonizado com Amadores Chardonnay. Na Casa do Forte, onde estará jovem chef do Senac, Adriano Caldas, o espumante Cavalier Rosé casa perfeitamente com oCamarão ao Curry e Banana da Terra sob Cama de Purê de Mandioquinha com Suco de Laranja e Pastel de Siri com Pimenta Doce. A Taverna Paradiso, por sua vez, traz o VVV Reserva Malbec para ser degustado com o Risoto à Zeca D'Campora – cordeiro, grãos e pimenta –, feito pelas cozinheiras Geisa Lima e Ilana Oliveira.
No Risoteria, que terá a presença do chef Celso Vieira, residente e proprietário do Pasta em Casa, no Rio Vermelho, promete prender os paladares com o Polvo Laqueado com Risoto Picante de Umbu-Cajá, combinado o Amadores Chardonnay. O rótulo Cremaschi Furlotti Rosé estará presente no restaurante Terra Brasil. Uma boa pedida para ser harmonizado com o Peixe Grelhado ao Molho de Caju com Cuscuz de Camarão, Palmito e Pimenta Dedo-de-moça, criação exclusiva do chef paulista Eudes Assis. Para finalizar, o restaurante Casa de Praia, sob os cuidados gastronômicos da cozinheira Martinha de Souza, apresenta a Paella Baiana Picante para ser degustada com o espumante Gimenez Riili Brut.