Salpicão Com Sabor Natalino - Juci Ribeiro

Salpicão Com Sabor Natalino

Compartilhe
Vem Natal, vem!
                               

 Dezembro. Salvador, verão, praia e muito, mas muito calor. Dezembro. Mês do Bom Velhinho, cartinhas, árvores de Natal, pisca-picas, enfeites e troca de presentes. Casa cheia, shoppings lotados, um monte de amigos secretos, da empresa, da escola, da família, dos amigos, da galera do “baba”, uma infinidade. Mas, dezembro é, principalmente, o mês do nascimento do Menino Jesus trazendo consigo as boas novas e a esperança de um futuro melhor. E lá vem aquela musiquinha embalando as compras natalinas: “então é Natal...”.


Do peru assado ao panetone, passando pelas nozes, castanhas e frutas tropicais, os bolinhos de bacalhau e até mesmo um leitão assado, a ceia de Natal tem sua origem antes mesmo do Império Romano e de registros bíblicos. A ceia era preparada para comemorar o solstício de inverno, pelos povos pagãos, durante os dias 22 e 25 de dezembro, quando geralmente acontece a noite mais longa do ano. Os alimentos eram servidos aos cidadãos das aldeias, que também presenteavam uns aos outros com alimentos. Por isso a tradição da troca de presentes, atualmente.


A ceia natalina é marcada pela reunião de família e amigos, em volta de uma grande mesa repleta de comidas tipicamente natalinas, mas com um toque brasileiro. E, em se tratando do mês de dezembro, uma ceia bem verão, sem perder a tradicionalidade e origem. O peru, por exemplo, vem da América do Norte, a rabanada e o bolinho de bacalhau, legitimamente portugueses, ora pois! As nozes, castanhas e avelãs são oriundas dos países nórdicos. O leitão assado tem sua tradição desde o Império Romano. Mamma mia! Veio da Península Ibérica e da Itália.

O salpicão, comum da culinária mexicana e francesa, onde alguns ingredientes crus se misturam a outros levemente cozidos misturados a algum tipo de molho. É um prato servido em forma de salada fria. No Brasil, esse prato surge a partir de meados da década de 50 e tem algumas variações para se adaptar ao paladar brasileiro, como maionese, cenouras, batatas, uva passa, abacaxi, mação, pimentão, carne de frango ou peru. Confira nossa dica de Salpicão Tropical para refrescar sua mesa natalina:
·         3 xícaras de frango defumado

·         1 cebola picada
·         2 xícaras de batata em cubos cozida
·         2 xícaras de mandioquinha em cubos cozida
·         2 xícaras de cenoura ralada comprida
·         1 xícara de salsão picado
·         1 xícara de uvas passas pretas
·         1 xícara de maçã picada
·         2 xícaras de maionese
·         1 xícaras de batata palha
·         ½ xícara de nozes
·         ½ xícara de tomate cereja
·         Meia caixa de creme de leite
·         200 gramas de maionese
·         Gengibre a gosto
·         Sal a gosto
·         400 gramas de camarão fresco refogado ao alho para decorar por cima da salada já pronta.
Misture o frango que já deve ser refogado com sal, alho, cebola e salsinha, a batata, a cebola, a mandioquinha, a cenoura, o salsão, a uva passa, a maçã, o tomate cereja e a maionese. Acerte o sal.
Coloque o creme de leite, e a maionese, um pouco de azeite de oliva se quiser.
Enfeite com os camarões já refogado, batata palha, nozes e cerejas.



Moda e Estilo

publicidade