Eu ainda não cheguei nos 40, mas logo logo estarei lá. Quando temos 20, 30 anos, estamos com o gás a todo vapor. Porém, com o tempo, vamos desacelerando em alguns pontos e acelerando em outros pontos.
Depois de certa idade temos que tomar alguns cuidados mais específicos.
Não ser tão viciado no celular
Um estudo realizado em Harvard, 2011, fez uma avaliação correlacionando a televisão a saúde. Descobriram que quanto mais tempo sentado a frente da televisão, maior o risco de diabetes tipo 2 e doença cardiovascular (talvez por conta do aumento do sedentarismo ou atividades sedentárias).
Pesquisadores da Brigham & Hospital de Boston descobriram que a luz emitida por tablets e celulares, podem perturbar o ritmo circadiano. Realmente, eu sinto muito isto. Se eu fico mexendo no celular perto do horário de dormir, perco o sono e fico mais agitada. Por este motivo, uso o celular, computador e tablets até 2 horas antes de dormir.
Continuar dormindo mal
Não é segredo para ninguém que dormir é uma prioridade (para qualquer pessoa e idade) já que seu corpo e cérebro precisa recarregar e reiniciar. Dos 18 aos 64 anos é necessário de 7 a 9 horas de sono por noite. A má qualidade de sono está relacionada a hipertensão, derrame e obesidade. Também pode levar a quadros de depressão.
Vale lembrar que de nada adianta a quantidade de horas dormidas se a qualidade de sono está comprometida, ok? Aquela pessoa que dorme, mas ter várias horas de sono interrompidas (acorda e levanta no meio da noite) ou acorda exausto, deve procurar uma avaliação mais específica para avaliar o que deve ser feito.
Pular refeições ou fazer jejum
Ficar horas e horas sem comer ou mesmo fazer jejum, pode afetar seu metabolismo com a idade e levar a patologias, como diabetes tipo 2. Quase dois terços dos adultos com este tipo de diabetes são diagnosticados entre 40 e 64 anos.
Não deixe de se alimentar de 3 em 3 horas e não pule as principais refeições. Garanta seu futuro.
Ignorar alertas do corpo à saúde
Está com uma dor que não passa? Vive estressado (a)? O cansaço está acabando com você? Quando o corpo começa a dar sinais, preste atenção se não há algo de errado com você. Identificar problemas para saúde o mais cedo possível, muitas vezes, torna cada vez mais fácil o tratamento.
Se surgir algum alerta diferente no seu corpo, não deixe de procurar um médico.
Ingerir muito sódio
Alimentos embutidos, queijos, algumas carnes processadas e realizar receitas com muito sal, pode levar a hipertensão, ataques cardíacos e até derrames. A maioria das pessoas consomem mais sódio do que seu corpo precisa.
Não deixe de ler os rótulos dos alimentos e avaliar com sua nutricionista a quantidade de sódio ideal para o seu dia.
Deixar de beber água
A água nutre cada célula e órgão do seu corpo, incluindo a pele. É normal que, com a idade, haja uma redução da ingestão hídrica por conta de redução da sede. Por isto, reavalie sua ingestão de água. Se o seu xixi estiver amarelo escuro, é um grande sinal que você precisa de uma maior hidratação.
Reduzir a prática de musculação
Com o tempo, as pessoas trocam as salas de musculação por treinos aeróbios diversos. Depois dos 40, principalmente, a musculação não pode ser ignorada, pois melhora o tônus muscular. Com a idade é normal o processo que chamamos de sarcopenia, redução de massa magra, atrofia muscular e perda da proteção óssea. Por este motivo é necessário focar em exercícios de fortalecimento muscular. Além de melhorar todos os sintomas da sarcopenia, mantém o metabolismo elevado evitando, também, doenças ósseas e fraturas. Vale lembrar que cerca da metade das mulheres com mas de 50 anos e pessoas com mais idade, sofrem de problemas no quadril, punho ou fraturas na coluna. Incorpore exercícios com pesos livres e exercícios funcionais na sua rotina fitness com orientação de um professor de educação física.
Não ter relações sexuais
Com os compromissos, correria do dia a dia, obrigações e família, o sexo, para muitos, acaba ficando de lado dentro de todas as prioridades. A manutenção da vida sexual ativa, é importante para o bem estar físico e mental. Converse com seu médico sobre sua vida sexual e veja se é necessário administração de algum medicamento.
Ingerir alimentos processados
Esta discussão tomou muito da mídia por estes tempos e, mais para frente, farei um post somente sobre minha posição neste assunto.
Não continue substituindo sua alimentação saudável por alimentos processados, principalmente pelo alto teor de gordura e sódio.
Não ignore as vacinas
As crianças não são os únicos que precisam estar com a vacina em dia. A imunização protege, também, os adultos de gripes e cataporas. Há também outras vacinas que podem ser apropriadas, dependendo da indicação. Cerca de 50.000 adultos morrem todos os anos de doenças evitáveis com vacinação. Reduza o risco de adoecer e espalhar a doença para outras pessoas.