CAMAROTE DO REINO É NOVAMENTE RECONHECIDO PELA PRÁTICA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS
Em 2014, o Camarote do Reino obteve recorde de ações sustentáveis, se destacando entre os demais camarotes do circuito Dodô (Barra-Ondina). Ao todo foram 13 e, em 2015, conquistou o selo ouro, principal categoria da Campanha da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS), da Prefeitura de Salvador, intitulada “Eu Promovo o Carnaval Sustentável”. Este ano, essa conquista se repetiu.
Entre as ações sustentáveis estão: uso de piso reutilizável e lâmpadas ecoeficientes (LED); reaproveitamento da água da chuva, através do sistema de tubulação de pia e descarga e reutilização de materiais biodegradáveis para limpeza. Além disso, o óleo usado pelos restaurantes e lanchonetes da praça de alimentação é doado para a Cooperativa Canore, que efetua o processo de filtragem para que o mesmo possa ser transformado em Biodiesel.
Há ainda uma mini usina, que efetua a separação, triagem e prensa de todo o material reciclado, enviado posteriormente para uma cooperativa local; doação de lonas para a Instituição Baianas Caprichosas; e mobilização e incentivo em redes sociais de doação de camisas para reciclagem, após o Carnaval.
Em 2015, 30 organizações participaram, entre blocos, trios e camarotes, que foram classificadas com selo ouro, prata ou bronze, conforme as pontuações obtidas. Deste modo, o selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável” em sua 3ª edição pretende obter uma adesão ainda maior, ampliando a visibilidade desse evento para os empresários, meios de comunicação, formadores de opinião e de foliões, através do selo.
Em 2016, a 3ª edição do Carnaval Sustentável vem com a mesma proposta das edições anteriores em transformar a maior festa de rua do planeta num evento de sucesso, criando, adotando e promovendo projetos que incentivem o respeito às pessoas, o convívio harmônico com a natureza e o crescimento econômico dos investidores.
Após a realização das ações do Carnaval Sustentável, serão promovidas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e educação ambiental, como o ECO SUP, Operação Fundo Limpo, além da Exposição Carnaval Sustentável, que será realizada do Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping, durante três semanas.