Por Juci ibeiro
FUSÃO MUSICAL NO PELÔ
FERIADÃO COMEÇA SOB INFLUÊNCIAS DE RAÍZES NEGRAS COM O MÚSICA PRETA BAIANA
Pocket Show do MPB – Música Preta Baiana – 2ª edição
24 de março de 2016, 20h
Com Donna Liu, Rafa Chagas, Tamires Santana e Verona Reis
no Casarão no Lord (Pelourinho) – Entrada franca
Soul music, MPB, pop e reggae marcarão a noite da próxima quinta-feira (24.03) no Casarão do Lord (Rua São Miguel, nº 07, Pelourinho), no terceiro pocket show da mostra MPB – Música Preta Baiana – 2ª edição, em cartaz no espaço até 31 de março. Donna Liu, Rafa Chagas, Tamires Santana eVerona Reis são os convidados desta semana do projeto, idealizado pela fotógrafa Débora Monteiro e que busca dar visibilidade a artistas negros baianos através de retratos e de apresentações musicais dos homenageados. A entrada é franca e os shows começam às 20 horas.
Para o pocket do próximo dia 24, a cantora Tamires Santana levará MPB composta ou interpretada por músicos negros renomados, como Sandra de Sá, Djavan e Alcione. A artista reúne 15 anos de carreira e já participou de concurso para cantores em reality show nacional em 2010, ficando entre os finalistas. Já o cantor e compositor Rafa Chagas montou um repertório de músicas autorais em estilos pop e reggae. “Vamos mesclar para agradar a todos”, diz. Rafa é da nova geração de músicos baianos e tem parcerias com cantores como Junior Lord e a dupla Lucas e Orelha.
Donna Liu, que assina seu estilo com soul music, teve escolas musicais diferenciadas em suas duas décadas como cantora, uma fusão que tem lugar certo no portfólio da cantora. "Iniciei minha carreira cantando música Gospel em igrejas evangélicas de Salvador. O RAP me abraçou e gravei discos e músicas com diversos rappers e grupos daqui", lembra. Para o MPB – Música Preta Baiana – 2ª edição desta semana, a artista vai levar seu show “Como não”, uma apresentação de seu primeiro EP, com músicas que falam de amor e exaltação a mulher negra.
A cantora, compositora e violonista Verona Reis também selecionou um repertório autoral para ser executado por ela em companhia de duas percussionistas, uma apresentação só de mulheres e com um pequeno recital poético para compor um universo de expressões artísticas na mostra. “Sempre compreendi a música como uma miscelânea de linguagens. E a fotografia sempre foi uma inspiração para construções de meus poemas. Muitos deles, inclusive, se tornaram canções. Diversos artistas conceituados trabalham nessa perspectiva de redirecionar as sensações imagéticas e ressignificá-las”, conta.
Já passaram pelo palco do Música Preta Baiana no Casarão do Lord Aloísio Menezes, Jeã de Assis, Mamah Soares, Marília Sodré e Viviam Caroline, no dia 10. No segundo dia de shows, 17.03, foram Mauro Telefunksoul, MC DaGanja, Marcos Costa, Nara Couto e Vanessa Melo. No último dia (31.03) será a vez de Ailson Leite - O Homem Negro, Verona Reis, Vanessa Borges, Mr. Armeng e Magary Lord.
A exposição MPB – Música Preta Baiana – 2ª edição, concebida pela fotógrafa Débora Monteiro, reúne 20 retratos de cantores, instrumentistas, compositores, DJ, todos baianos, com trabalhos independentes e representantes da música com essências de raiz africana. Como desdobramento, produzirá pocket shows dos artistas sempre às quintas-feiras de março. Os homenageados são: Ailson Leite – O Homem Negro, Alan Daganja, Aloisio Menezes, Bruna Barreto, Donna Liu, Jeã de Assis, Magary Lord, Mamah Soares, Marcia Short, Marcos Costa, Marilia Sodré, Mauro Telefunksoul, Mr. Armeng, Nara Couto, Rafa Chagas, Tamires Santana, Vanessa Borges, Vanessa Melo, Verona Reis e Viviam Caroline. O projeto foi um dos vencedores, em 2015, do edital Arte em Toda Parte – Ano III, lançado pela Fundação Gregório de Mattos. Visitação da mostra: de 01 a 31 de março de 2016, de quinta a domingo, das 18 às 21h, no Casarão do Lord, Pelourinho.
A artista Débora Monteiro – Formada em Publicidade e Propaganda, começou seus trabalhos em fotografia em 2004, em princípio, como assistente no estúdio do fotógrafo Tadeu Miranda, um dos mais conceituados de Salvador. De produções de moda, ensaios fotográficos, editoriais e eventos publicitários, foi desenvolvendo técnicas, estudando sobre a área. O currículo reúne experiência com books, editoriais para impressos, eventos sociais e coorporativos, publicidade, fotografia aérea e de paisagens. Dez anos depois do início de sua carreira, Débora tornou-se também professora de fotografia. Em exposições culturais, participou de Mulheres Negras do Samba da Bahia, em 2011, e, no ano seguinte, fez a 1ª edição do projeto MPB- Música Preta Baiana, marcando a abertura da mostra nas comemorações do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.
SERVIÇO:
O quê: Pocket Show da Exposição Fotográfica – MPB- Música Preta Baiana, da fotógrafa Débora Monteiro – com Donna Liu, Rafa Chagas, Tamires Santana e Verona Reis
Onde: Casarão do Lord - Rua São Miguel, nº 07, Pelourinho, Salvador - Bahia
Quando: 24 de março de 2016, 20h
Visitação da mostra: de 01 a 31 de março de 2016, de quinta a domingo, das 18 às 21h
Casarão do Lord: (71) 99161-5393
PROGRAMAÇÃO DOS 3º E 4º POCKET SHOWS DO MPB – MÚSICA PRETA BAIANA
24 de março de 2016 – 20h: Donna Liu, Tamires Santana, Rafa Chagas e Verona Reis.
31 de março de 2016 – 20h: Ailson Leite - O Homem Negro, Bruna Barreto, Vanessa Borges, Mr. Armeng e Magary Lord
|
FOTOS ANEXAS.