por Juci Ribeiro
O bar Kaos, que já se tornou queridinho do público jovem e descolado, e que conta com um ambiente irreverente, tem sido o palco ideal para a apresentação de diversas bandas baianas. Neste domingo (10 de abril), será a vez do grupo Diamba, levar o melhor do reggae, em um show com formato pocket, a partir das 17h, com entrada franca, no boêmio Rio Vermelho.
O bar Kaos, que já se tornou queridinho do público jovem e descolado, e que conta com um ambiente irreverente, tem sido o palco ideal para a apresentação de diversas bandas baianas. Neste domingo (10 de abril), será a vez do grupo Diamba, levar o melhor do reggae, em um show com formato pocket, a partir das 17h, com entrada franca, no boêmio Rio Vermelho.
A banda
Formada pelos músicos Duda Sepúlveda, o Duda Diamba no vocal; Renato Nunes no baixo e Tilson Santana nos teclados, a banda Diamba completa 20 anos em 2016 e segue se reinventando, criando novas sonoridades dançantes e sempre positivas, relacionando a vertente nativa do reggae brasileiro com as particularidades da cultura regional. Para a banda, que hoje conta com mais quatro integrantes, o baterista Iuri Carvalho, o tecladista Paulo Fael e os guitarristas André Lomi e Reman Buchegge, o segredo é manter o reggae sempre em evolução.
Com sotaque baiano e forma de fazer poesia cotidiana, a Diamba usa e abusa da literatura nordestina e ainda adiciona influências do Rock and Roll e da MPB em suas composições e repertórios. Já as influências do reggae vão de Bob Marley a Steel Pulse. A cadência de notas e a forma de cantar da Diamba são inconfundíveis e, ao mesmo tempo, totalmente globais.
Nesses 20 anos de estrada pontuados pela produção de quatro discos e um DVD, gravados de forma independente, a Diamba fez inúmeras apresentações pela capital e pelo interior da Bahia, além das turnês no Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo e no interior de Minas Gerais. Para os músicos, sair da Bahia significa sempre constatar a universalidade da música da Diamba e a abertura de novas portas.
Em sua cronologia a Diamba conta ainda com doze participações no Festival de Verão Salvador, o show no 1° Mundial de Bodyboarding, além da realização do projeto proprietário “Dia de Encontro”, com duas edições anuais. A primeira edição do projeto, em 2008, recebeu na Concha Acústica de Salvador a banda Carioca Ponto de Equilíbrio, com ingressos esgotados e público de 5.700 pessoas, enquanto a segunda edição, em 2009, lotou o Bahia Café Hall – Paralela. A banda também participou de duas edições do Mundial de Surf na Bahia, o WQS.
No ano de 2010, a banda se destacou com o projeto “Te Encontro no Pelô”, realizado na Praça Teresa Batista, com quatro edições e convidados especiais do cenário local e nacional. Em 2011, a banda Diamba participou do SURF REGGAE TOUR, ao lado da banda paulista Planta & Raiz, que passou por Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro. Já em 2012, a Diamba realizou o lançamento do seu 4º CD, o FMD, Fraternidade Musical Diamba. A grande surpresa do FMD foram as participações especiais: Alexandre Carlo, do Natiruts, na música “Coisas da Vida”, Hélio Bentes, da Banda Ponto de Equilíbrio, na canção “Bob Rei”, e Zeider, da banda Planta & Raiz, gravou a faixa “Falando com Jah”.
O ano de 2013 foi agitado para a Diamba. Com a agenda de verão lotada, o grupo circulou pelas cidades do Sul da Bahia, tais como Barra Grande de Camamu, Ilhéus, Itacaré, e voltou aos palcos do Festival de Verão e do Estúdio do Som, com recorde de público. A agenda de carnaval também esteve lotada, com desfiles no Circuito Barra – Ondina, com o trio pipoca batizado de Reguitarrice Diamba, patrocinado pela Prefeitura de Salvador, e com shows no palco do Camarote Planeta Band, no Palco Sustentável da Praça Castro, patrocinado pelo Banco Itaú, e na programação do “Carnavais Negros”, no Palco Resistência.
Em 2014, logo no começo do ano, durante o Festival de Verão 2014, Duda Diamba foi o único convidado da banda Jamaicana The Wailers para representar o reggae nacional no show da banda em terras baianas. Além da circulação regional intensa, a banda foi uma das atrações credenciadas nos Espaços Culturais da Secult e do Pelourinho.
2015 foi também um ano de grandes conquistas para a banda, com a participação na gravação do DVD “Clássicos de Reggae Brasil”, da banda Natiruts, internacionalmente reconhecida; a participação no Carnaval do Pelourinho e nos bairros de Salvador, promovido pela Prefeitura; parceria com o ITAL STUDIOS, estúdio especializado em reggae; produção musical do novo CD, “Setas Indicam a Direção” e outros projetos como o Dia Nacional do Reggae, que consolidam a trajetória ascendente da Diamba no cenário da música reggae, sendo reconhecida como um dos principais grupos e respeitada como referência musical.
Para 2016, muitas novidades em vista, como o lançamento do novo álbum, parceria com a Nativus Tabacaria para produção de produtos com a marca Diamba, gravação do clip Riska na Pista e aprovação do projeto Atitude Construtiva pelo Fazcultura, que conta com ações comemorativas diversas dos 20 anos da banda.
Serviço:
Show da banda Diamba, no Bar Kaos.
Travessa Bartholomeu de Gusmão, s/n – Rio Vermelho
A partir das 17h
Entrada Franca