por Juci Ribeiro
DRª THAMIRES SOUZA VAI MINISTRAR CURSO DE BICHECTOMIA EM SALVADOR
Cirurgiã dentista vai ministrar aula teórica e prática sobre como realizar o procedimento de Lipoplastia da Bochecha
Famosa em todo o mundo há cerca de 20 anos, mas muito recente no Brasil, o procedimento deLipoplastia da Bochecha, foi trazido para Salvador, há cerca de um ano, por Drª Thamires Souza. E com esse know how, a cirurgiã dentista vai ministrar o “Curso de Bichectomia”, com aulas teóricas e práticas, no dia 20 de abril, das 08h às 18h, no Auditório do Complexo Odonto Médico Itaigara, acompanhada por Drª Luciane Negrão (Rio de Janeiro) e Drº Hewerlen Coelho(Rio de Janeiro).
A bichectomia consiste na remoção das bolas de bichat, para aumento do corredor bucal e afinamento facial, e ou acentuar as maçãs do rosto. Está indicada para pessoas acima de 18 anos que apresentem a bola de bichat saliente, que possuam estreitamento do corredor bucal ou desconforto pelo tamanho das bochechas.
No procedimento, não se trabalha na gordura subcutânea da face, como em uma lipoaspiração. Retira-se uma estrutura mais interna que coincidentemente, em sua maioria, é constituída por tecido adiposo. Muda-se o contorno da face, mas não se modifica a constituição estrutural dos tecidos da face, o que não causa envelhecimento precoce após a cirurgia.
A cirurgia dura em média 40 minutos, com incisão minimamente invasiva por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes após o procedimento. É utilizada anestesia local, feito em consultório odontológico. É possível retornar as atividades normais em três dias, sem edemas (inchaço facial) desproporcionais e equimoses (roxo). Uma vez retiradas as bolas de bichat, o resultado torna-se irreversível, ou seja, o volume da face não volta.
Os riscos incluem paralisia do nervo facial e obstrução do ducto da glândula parótida. São mínimos quando a cirurgia é realizada por um profissional experiente e treinado para técnica. Os resultados iniciais são vistos nos primeiros 30 dias e o resultado final com 90 dias.
*****