Irá Carvalho, produtora executiva da Lavagem de La Madeleine, participou do evento ao lado do realizador e idealizador do evento, Robertinho Chaves
O Espaço Franz Krajcberg, em Paris, sediou a apresentação da programação oficial do Festival Culturel Brésilien – Lavage de la Madeleine, nesta segunda-feira (04 de julho). Reunindo autoridades, parceiros e formadores de opinião, o evento contou com a presença de Irá Carvalho, produtora executiva, e, Robertinho Chaves, realizador e idealizador do festival, que anunciaram Caetano Veloso, com principal atração deste ano.
Considerado o maior evento brasileiro de rua na França, o Festival Culturel brésilien – Lavage de la Madeleine, que acontece desde 1998, dedica sua edição de 2016 ao Centenário do Samba. Este ano, o festival terá como madrinha, a estrela da TV francesa, a brasileira Cristina Córdula e o ator Vincent Cassel, um francês apaixonado pela cultura brasileira.
A origem do festival, é a Lavagem do Bonfim na Bahia, mas em Paris ele ganha outro formato para representar o contexto histórico-cultural da africaneidade brasileira, e tem como símbolo, a igreja de la Madeleine - a igreja que melhor simboliza a luta contra o preconceito.
O evento representa a celebração da alegria e da fé, e é também um momento de confraternização de todas as comunidades estrangeiras que vivem na França. Sua edição anterior, reuniu cerca de 30 mil pessoas e a estimativa para essa edição é de cerca de 40 mil.
São 5 dias de celebração e de reencontro com as origens.
Dia 31 de agosto:
Celebra-se a missa ecumênica “Rosário dos Pretos”, com coral brasileiro, e presença do babalorixá Pai Pote e do padre da Eglise de la Madeleine. Uma prova significativa de tolerância religiosa.
Dia 1º de setembro:
Mesa redonda sobre o tema “Sua majestade, o samba”, com Prof. Jorge Portugal, Secretário de Cultura da Bahia; Roberto Mendes, artista e pesquisador; Prof. Dr. Saulo Neiva, Diretor do Departamento de Língua Lusófona na Universidade Clermont Ferrand; Munir Hossn, músico e arranjador; Prof. Dr. Moizeis Sobreira, da UNICAMP, e, Mestre Laurène Levif, etnomusicóloga.
Dia 2 de setembro:
Abertura oficial do festival e conta com as presenças do Embaixador do Brasil na França, da Cônsul do Brasil em Paris e da Maire do 8° distrito de Paris, além de outras autoridades.
Os dias 2, 3 e 4 são dedicados ao mercado cultural onde pode se encontrar algumas variedades da culinária brasileira. O destaque desse ano fica por conta do açaí na tigela, caldo de cana e geléias, pães de queijo e cafézinho, além dos tradicionais acarajés, cocadas, salgadinhos, brigadeiros e guaraná. São 16 estandes, dos quais 6 são destinados à gastronomia.
Os outros estandes são dedicados aos patrocinadores do festival, que marcam presença com seus produtos e serviços estimulando o comércio entre os dois países. No mercado também se desenvolvem diversas atividades culturais e educacionais.
A novidade é a programação infantil: com workshop de capoeira para crianças, jogos e brincadeiras. No palco, apresentam-se artistas como Roberto Mendes, Dona Nicinha entre outros de expressão nacional e internacional.
Dia 03 de setembro:
Serão anunciados os dois ganhadores do sorteio de 02 bilhetes aéreos Paris/Salvador/Paris da cia aérea Air Europa.
Dia 4 de setembro:
O desfile começa na Place de la République e atravessa 5 bairros de Paris, com a tradicional ala das baianas, o grupo Batalá (formado por brasileiros e europeus) e por diversos grupos de expressões regionais do Brasil. O cortejo é animado pelo trio elétrico com a presença de Caetano Veloso, Roberto Chaves e muita batucada, atraindo milhares de espectadores pelas ruas por onde passa. Se encerra na Place de la Madeleine, com a lavagem das escadarias da igreja.
O Festival Culturel Brésilien – Lavage de la Madeleine, é dirigido por seu criador Roberto Chaves e sua equipe. Tem como parceiros a EMBRATUR, BAHIATURSA, Prefeitura do 8°distrito de Paris, Embaixada do Brasil, AIR EUROPA, Moneygram, Galeries Lafayette, VIPTurismo, Paróquia de Santa Madalena e Rádio Latina.
Siga @jucirribeiro