Durante inauguração de módulo-conforto para taxistas, prefeito deu prazo para anúncio de novo regulamento para a categoria
O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou nesta sexta-feira (27) que o Uber - serviço de motoristas particulares acionados através de um aplicativo de celular – enfrentará “resistência” na capital baiana caso decida iniciar a atividade na cidade. A declaração foi feita durante evento de inauguração do primeiro módulo-conforto para taxistas.
“Nós não precisamos de serviços que venham competir com o taxista. A turma lá do Uber vai enfrentar oposição da prefeitura. Nosso compromisso é com os taxistas”, afirmou ACM Neto, durante discurso para um público de cerca de 50 profissionais da área. Minutos antes, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, havia afirmado o mesmo e foi aplaudido pelo grupo, igualmente quando o prefeito falou. “Estamos dando o recado, aqui Uber vai ser tratado como clandestino”, defendeu Mota.
Em todo o país, o aplicativo vem sendo debatido nas câmaras municipais e, em alguns casos, chegando até o Poder Judiciário, por causa de protestos e pressões dos taxistas que temem perder a exclusividade do mercado. No site da empresa, eles informam já terem chegado em Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Mudanças
De acordo com o prefeito ACM Neto, a instalação do módulo-conforto, em parceria com a 99 Táxi, nada tem a ver com a campanha da prefeitura contra o Uber.
"Isso aqui (a inauguração do módulo) é para beneficiar o taxista. A gente sabe a importância do taxista para a cidade de Salvador, e a prefeitura quer dar conforto, segurança e melhor condição de trabalho para o taxista, como está dando para o rodoviário". O prefeito se referia aos três módulos-conforto já inaugurados para os rodoviários em Marback, no Imbuí, na praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, e no Apipema.
A Prefeitura de Salvador está elaborando um novo código para os taxistas. De acordo com o secretário Fábio Mota, a última reunião entre a prefeitura e a categoria ocorreu nesta quinta-feira (26), e a previsão de divulgação desse texto é até a primeira quinzena de dezembro. Questionado, Fábio Mota não quis dar detalhes sobre o que vai mudar para a categoria.
siga @jucirribeiro
ftcorreio