Mais de 900 mil pessoas foram às ruas de Salvador no último domingo (11), na 15ª Parada LGBT da Bahia, que tem como objetivo celebrar e reivindicar os direitos da comunidade LGBT, encerrando oficialmente as atividades da V Semana da Diversidade.
Com concentração no Campo Grande, o evento que neste ano teve como tema “Viver sem violência é direito de travestis e pessoas trans”, contou com apresentação de atores transformistas e atrações musicais no palco “Arena da Diversidade Divertida”.
A abertura do cortejo de trios foi marcada com a execução do hino nacional pela cantora Marcia Castro, seguido de discursos de representantes do GGB, autoridades e militantes da causa, brindando com a coroação de Rosemma Maluf e Alex Lopes, padrinhos da Parada. Ainda na avenida, dez trios elétricos arrastaram a multidão pelo circuito do Carnaval, levando muita música eletrônica.
“A Parada, que para muitos é uma grande festa, para nós é uma celebração da cidadania, visibilizar as nossas lutas e denunciar a violência diária sofrida por nós LGBT”, declarou Genilson Coutinho, membro do GGB.
A V Semana da Diversidade LGBT foi realizada pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Turismo e Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), site Dois Terços, site Me Salte, Laboratório Sabin, rádio Itapoan FM, grupo Mães pela Diversidade e Clube 11.
(Fotos: Genilson Coutinho)