Foi movimentada a festa de inauguração da loja do Rock Concha, que aconteceu na noite desta quinta-feira (06), no segundo piso do Shopping da Bahia. No evento, os convidados puderam conhecer o espaço e também curtir um pocket show da banda Efeito Manada, uma das atrações do maior festival de rock da Bahia. O Rock Concha vai acontecer nos dias 29 e 30 de outubro (sexta-feira e sábado), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, e vai receber apresentações de: Márcio Mello, Titãs, Sepultura, Efeito Manada, Karol Conka e Baiana System.
Sobre o Rock Concha
Apesar de já ter passado por outras casas como o Bahia Café Hall e o Clube Espanhol, o Festival Rock Concha nasceu no palco da Concha Acústica em 1989 e se consolidou como o maior festival de rock de Salvador. Em 2016, o Rock Concha completa 27 anos de existência e continua sendo o evento de rock mais esperado do calendário de festas da cidade. Este ano está de volta ao palco da Concha Acústica, que acaba de ser reformada e reestruturada para receber cerca de 5000 pessoas por dia.
Programação – 29 de outubro
No primeiro dia, o público vai apreciar o som do baiano Márcio Mello, importante compositor, um dos mais tocados do país, que já foi gravado por artistas como Cássia Eller, Daniela Mercury, Moinho, Vânia Abreu, Blitz, Charlie Brown Jr, dentre outros. Com dezessete álbuns lançados em 20 anos de carreira, o cantor tocou na Inglaterra, Espanha e Portugal e em 2015, participou do Rock in Rio, com um super show em homenagem a Cássia Eller.
Em seguida é a vez dos Titãs, veteranos do rock nacional, que trazem para Salvador o show da turnê “Nheengatu”. No palco, Branco Mello (voz e baixo), Beto Lee (guitarra), Sérgio Britto (voz, teclado e baixo), Tony Bellotto (guitarra) e Mario Fabre (bateria) prometem uma apresentação de tirar o fôlego, com “Fardado”, “Mensageiro da Desgraça” e “Cadáver sobre Cadáver”, além de grandes sucessos como “Televisão”, “Desordem” e “Flores”.
E para fechar o primeiro dia, haverá ainda a apresentação do Sepultura, que ao longo de seus 30 anos de existência, sempre tiveram como marca a vanguarda na música pesada mundial, trabalhando com diversos tipos de metal, seja trash, death, black, groove, nu, hardcore e metalcore. A lista é quase infindável. A banda primeiro conquistou o mundo, para depois ser vista em seu próprio país. E no transcorrer das últimas três décadas que marcam a passagem de sua gloriosa carreira, a cada nova geração de headbangers, o Sepultura se constituiu como referência.
Programação – 30 de outubro
No segundo dia, quem abre o festival são os novatos da Efeito Manada, que foi formada em 2013 e desde o lançamento do primeiro disco autoral em 2015, vem colhendo frutos do trabalho baseado na qualidade e musicalidade. Em 2016 a banda foi convidada a participar da edição deste ano do programa Superstar da Rede Globo, rendendo boa repercussão em nível nacional e muitos comentários positivos de artistas renomados e do público em geral.
Em seguida é a vez de Karol Conka, estrela dos palcos, das passarelas dos eventos de moda e até da abertura das Olimpíadas no Brasil. No show, a cantora leva ao público baiano seus grandes sucessos como “Tombei”, que já ultrapassou 5 milhões de visualizações no Youtube, e “É o Poder”. “Esse single tem muito a ver com o que estamos vivendo hoje, o poder é o mundo de quem faz. Se você não correr atrás do que você quer, você não tem o mundo”, diz a artista.
E por fim, o Rock Concha recebe Baiana System, uma das maiores expoentes do rock na Bahia, com o show inspirado no novo CD da banda, chamado Duas Cidades. “Trazemos o som das festas populares de um futuro próximo, o trio elétrico com um soundsystem ambulante, o carnaval como uma experiência social e a cidade partida como ponto de ação e observação do ser humano”, definem.
Fotos: Roberta Marques