PIZZARIA CASA DE PEDRA REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE PENSAMENTOS CRÍTICOS CONTEMPORÂNEO COM A COMPANHIA ATELIÊ VOADOR - Juci Ribeiro

PIZZARIA CASA DE PEDRA REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE PENSAMENTOS CRÍTICOS CONTEMPORÂNEO COM A COMPANHIA ATELIÊ VOADOR

Compartilhe
Por Juci Ribeiro




Pizzaria Casa de Pedra e a Companhia de Teatro Ateliê Voador realizam a segunda edição do Encontro de Pensamentos Críticos Contemporâneos, no próximo dia 19 de outubro (quarta-feira) às 19h, na pizzaria que fica localizada na Graça. 

Neste segundo Encontro, que será mediado pelo diretor da companhia, o doutor em cultura, Djalma Thürler (UFBA), e o doutor em literatura Paulo César Garcia (UNEB), a companhia traz um debate sobre a elaboração de um discurso sobre o Eu, sobre a necessidade do sujeito em narrar a si mesmo.

Além disso, Thürler e Garcia irão trazer uma reflexão sobre o sentido de resistência das narrativas autoficcionais, a partir da obra de Michel Focault (1992), para quem, nesse tipo de escrita é possível perceber que o ato de escrever é também o ato de se mostrar ao outro. “Iremos falar sobre as várias manifestações das escritas de si e, ainda, analisar o processo de hibridização presente nesse tipo de escrita”, descreve Thürler.

Para Paulo César esse tipo de dramaturgia apresenta a encenação de um corpo biografado, que entra em contato com várias textualidades e onde vários discursos estão presentes. “A hibridização traz um aparato de várias vozes e um corpo que se vale de várias formas de enunciação”, acrescenta.

Encontro
O objetivo desses encontros é oferecer uma discussão acerca da dramaturgia contemporânea, a partir de alguns aspectos: o conceito de performer; o princípio da inter ou intratextualidade; e, por fim, a abordagem não psicológica da figura teatral que se dissolve em estratégias linguísticas textuais.

Para cumprir esse objetivo serão realizadas leitura e discussão de textos de Foucault; de textos brasileiros que têm em Foucault apoio teórico-metodológico; e debate sobre a recepção de Foucault no Brasil.

Os encontros são abertos ao público interessado em dramaturgia, em especial os artistas, atores e atrizes, que queiram entender melhor o legado foucaultiano e suas capilaridades com a Arte e com a proposição de um “teatro de abjeção”.




siga Instagram @jucirribeiro


Moda e Estilo

publicidade