RESTAURANTE AMADO COMEMOROU 10 ANOS COM JANTAR FESTIVO HARMONIZADO POR MANOEL BEATO - Juci Ribeiro

RESTAURANTE AMADO COMEMOROU 10 ANOS COM JANTAR FESTIVO HARMONIZADO POR MANOEL BEATO

Compartilhe
por Juci Ribeiro

Para marcar as comemorações em torno dos 10 anos do Restaurante Amado, o chef Edinho Engel realizou um jantar especial de lançamento do menu Primavera/Verão, na noite desta quinta-feira (27 de outubro), em Salvador. A harmonização da noite ficou por conta do sommelier do Grupo FasanoManoel Beato, um dos mais reconhecidos do Brasil e autor do livro “Guia de Vinhos Larrousse”.

O menu da noite, idealizado por Edinho Engel, foi composto por pratos como Vieiras em Manteiga de Sálvia com Purê de Couve Flor, Peito de Boi em Cocção Longa com Cozido de Aipim e Vegetais, Copalombo de Porco com Arroz Sertanejo, dentre outros, que encantaram o público presente, fã da gastronomia contemporânea do Amado.  

Desde que foi inaugurado, em 2006, o Restaurante Amado seguiu o rumo que o consagrou no cenário nacional da gastronomia contemporânea. Sob o comando do chef Edinho Engel, o espaço é conhecido por seu serviço impecável e localização privilegiada - em um antigo trapiche, na Avenida Contorno, com vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.

Em todos esses anos, o Amado foi premiado inúmeras vezes por grandes chancelas e publicações como Gula Diners, Prêmio Brasil Gastronomia, Guia 4 Rodas, Veja Salvador, Prêmio Gula, dentre outros. Com olhos no futuro e cozinha reinventada e aprimorada a cada estação, o restaurante acaba de lançar seu novo menu Primavera/Verão.      

Sobre Manoel Beato
Manoel Beato compreendeu cedo que o conhecimento é uma fonte que não seca, uma procura infindável, uma viagem tocada pelas curvas da ciência, embora o destino seja o coração. Em 1986 foi trabalhar no hotel Maksoud Plaza em São Paulo. Depois se empregou no restaurante Saint Germain onde conheceu novos sabores e novos vinhos. Ali recebeu e aceitou o conselho de ir para a Europa aprofundar seus conhecimentos. 

Trabalhou primeiro em Portugal por quatro meses e depois na França numa colheita de uvas na Borgonha e em um restaurante de cozinha italiana em Grenoble, por quase um ano. Ao voltar, empregou-se no Le Bistingo, cujo proprietário, Michel Thenard, era um profundo conhecedor de vinhos, dono de uma boa biblioteca sobre o tema e apaixonado pelos dois assuntos que mais mobilizam o tempo e a vida de Manoel – gastronomia e enologia. 

Em 1992 Manoel começou seu trabalho no Grupo Fasano, onde é sommelier-chefe e nos últimos 16 anos, seu repertório ampliou consideravelmente, graças a uma vida totalmente dedicada ao ofício: experimenta algo em torno de 20 mil amostras de vinho por ano. As viagens, cursos e palestras são constantes. Sua agenda repleta. Em 2006, seus conhecimentos tornaram-se best seller: seu livro Guia de Vinhos Larousse vendeu mais de oitenta mil exemplares.






Fotos: Marcelo Machado

 siga Instagram @jucirribeiro

Moda e Estilo

publicidade