Artista plástico baiano desponta no cenário nacional - Juci Ribeiro

Artista plástico baiano desponta no cenário nacional

Compartilhe
por @jucirribeiro
 

Artista plástico baiano desponta no cenário nacional
Surge nas Artes Plásticas de Salvador um intrigante artista, Nino Sauro. O morador do bairro do Garcia usa uma máscara sempre que está em alguma situação onde seu trabalho é apresentado. Ele participou do 4º Salão de Outono da América Latina, ocorrido na galeria Marta Traba, localizada na icônica Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo, e já se prepara para a quinta edição do evento. Esse é considerado um dos maiores acontecimentos de arte do país, referência por dar visibilidade para artistas em início de carreira, bem como para outros já consagrados, como o baiano Gustavo Moreno, circulando em perfeita sintonia com múltiplas linguagens e manifestações de arte para todos os gostos.
Nino Sauro exibiu duas aquarelas, produzidas especialmente para esse momento particular. "Quando soube do salão, de imediato me imaginei lá e comecei a fazer muitas aquarelas", fala o jovem artista. Possuindo um desenho forte, robusto e sofisticado no que se refere à figura humana, Nino explica que advém exatamente dessa ideia do corpo humano a proposta do uso da máscara para se expressar.
De início seus traços não tinham uma fisionomia definida, o que fez com que tudo se concentrasse no corpo, e vem daí essa expressividade corporal, com as formas distorcidas e por vezes contorcidas, desconjuntadas mesmo, ainda que o rosto estivesse no desenho só com o seu formato, não havia os seus componentes como olhos, boca. Ele só os inseriu depois de um bom tempo. Até então, a atenção era focada no figurativo para representar alguma emoção através de tais contrações corpóreas. “A partir desse ponto, resolvi me mascarar tendo em mente que a obra é não só um produto do artista, faz parte do artista, não tem como desvinculá-los", esclarece
Mistérios a parte, sua obra tem de fato personalidade e chama ainda mais atenção com o uso da aquarela para colorir. "Lux in Tenebris" e "Processo Cármico" foram os 2 trabalhos expostos no salão, com um imenso sucesso. Os seus trabalhos foram vistos por mais de onze mil pessoas durante um mês. Que venham mais obras desse mascarado do Garcia, aumentando ainda mais a fama do bairro de sempre revelar novos artistas por metro quadrado.                 

Moda e Estilo

publicidade