O ator que está em cartaz com o documentário “Pitanga”, participa da mesa da “Cinema Negro – Conexões na Diáspora”, que acontece no NordesteLab, dia 02 de junho, às 15h50, Goethe Institut Salvador/ICBA. Entrada gratuita mediante a lotação do espaço.
O NordesteLab 2017, que acontece de 30 de maio a 02 de junho em Salvador, receberá o ator Antônio Pitanga na mesa “Cinema Negro – Conexões na Diáspora”, que acontece no dia 02 de junho, às 15h50, no Goethe Institut Salvador/ICBA. A entrada é gratuita, mediante a lotação do espaço.
A plataforma de articulação audiovisual que está na sua terceira edição, reafirma a importância de introduzir a discussão do cinema negro na sua programação e abre o espaço para que seus convidados possam dialogar sobre suas experiências e percepções dentro de um evento voltado para o mercado audiovisual. Em pauta também, a necessidade da expansão da produção cinematográfica realizada por negros, para que não sejam reproduzidos conhecidos estereótipos de personagens negros nas obras.
Além de Pitanga, participam da mesa importantes nomes do cinema negro: Jamile Coelho (Estandarte Produções),Stella Zimmerman (Asira Fimes), Urânia Munzanzu (Realizadora Independente/Comunidade Bogum), Viviane Ferreira (APAN) e a mediação será do produtor Emerson Dindo (Portátil).
SERVIÇO
“Cinema Negro – Conexões na Diáspora”
Onde? NordesteLab - Goethe Institut Salvador/ICBA.
Quando? 02 de junho, às 15h50
Entrada: Gratuita – Mediante a lotação do espaço
TERCEIRA EDIÇÃO DO NORDESTELAB ACONTECE EM SALVADOR
Serão quatro dias de evento, de 30/05 a 02/06, onde os participantes terão a oportunidade de interagir com a plataforma de articulação audiovisual, que desenvolve atividades permanentes nas áreas de comercialização de produtos audiovisuais, formação, pesquisa e articulação com agentes nacionais e internacionais do setor.
O NordesteLab, uma realização do Laboratório Audiovisual, que consiste em uma plataforma permanente de articulação audiovisual, desenvolvimento e geração de negócios, realizará a terceira edição do encontro anual em Salvador, de 30 de maio a 02 de junho, com uma extensa programação voltada para diversas abordagens do mercado audiovisual, disponível no site:www.labaudiovisual.com.br.
A edição de 2017 traz atividades que apontam as principais tendências do mercado audiovisual, oportunidade de negócios com mais de 35 players (representantes de canais de televisão, programadoras e distribuidoras), pitching, apresentação de cases nacionais e internacionais, master classes com importantes nomes do cinema e da televisão, entre outras atividades.
A plataforma surgiu com o objetivo central de fomentar o mercado audiovisual nordestino, através de pesquisas, atividades de formação e da promoção de encontros entre empresas produtoras, produtores independentes e agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, como canais de televisão, programadoras e distribuidora de filmes, fortalecendo a troca de conhecimento, intercâmbios profissionais, a difusão de conhecimentos e a comercialização de produtos audiovisuais.
A abertura do evento será no dia 30/05, às 18h30, no Teatro do Irdeb, com a mesa “Conexões emergentes: um olhar sobre o audiovisual Latino-americano”, formada por Luiz González Zaffaroni (Diretor Executivo Doc/Montevideo), Maria Nuñez (Coordenadora do Primer Corte/Ventana Sur e Assessora Internacional INCAA) e Gonzalo Castellanos (Proimágenes – Bogotá Audiovisual Market). A mediação será de Mauro Garcia da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e os debatedores, que também são curadores do Nordstelal 2017 serão Pola Ribeiro (TemDendê/Salvador) e Chico Ribeiro (REC Produtores Associados/Recife). Entrada franca, mediante a lotação do teatro.
Entre os dias 31/05 a 02/06, o evento acontecerá noGoethe Institut – Salvador/ICBA, com credenciamento gratuito no local, mediante a lotação do espaço, que trará atividades e painéis como: “Mulheres no Audiovisual – em busca da paridade de gênero” “Conexões emergentes: programas de fomento à internacionalização do audiovisual brasileiro”, “Gestão de Direitos patrimoniais no audiovisual”, “Horizontes do Mercado- Distribuição”, “Intercâmbios Profissionais – Case Internacional”, “Festivais, salas de cinema e as estratégias de Distribuição”, , “Audiovisual e acessibilidade: desafios e horizontes”, “Desenvolvimento de obras audiovisuais: projetos e políticas”, “Cinema Negro: conexões na diáspora”. Confira a programação geral e convidados no sitewwww.labaudiovisual.com.br.
Uma das atividades voltada para produtoras independentes mais concorridas do evento é a Rodada de Negócios, que acontece entre 31/05 a 02/06. Segundo foi auferido pelo SEBRAE/BA, as rodadas chegaram a somar2.800 milhões em negócios com produtoras regionaisem 2016, sendo que na primeira edição (2015) o montante em negócios gerados foi de 2 milhões. Já estão confirmados para a edição de 2017: 30 canais de televisão, 04 programadoras e 03 distribuidoras de sala de cinema. Entre eles, os canais FOX, National Geographic, Canal Curta!, Canal Brasil, Cartoon Network, Box Brasil, TV Aratu, A&E, Arte 1, TV RáTimBum e Canal Futura.
As atividades “Encontros de Roteiristas e Produtoras” e “Encontros de Desenvolvedores de Games e Produtoras”também fazem parte da vertente de possibilidade de negócios no NordesteLab. O evento recebeu projetos, em diferentes estágios de desenvolvimento que serão avaliados por produtoras que possam se interessar em desenvolver conjuntamente as propostas e também promover o intercâmbio de roteiristas e desenvolvedores de games com produtoras que buscam profissionais para as suas equipes.
Destaque também para as master classes: “Co-produção Internacional” que abordará aspectos jurídicos e de produção para a realização de co-produção internacionais e será ministrada por Gilberto Toscano, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ, François Sauvagnargues, Diretor do Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França) e pela londrina Rachel Ellis, fundadora e Produtora Executiva da Desvia, que realiza trabalhos de co-produção internacional e a master“Modelagem de negócios no Cinema e no Audiovisual”, onde serão apresentados e discutidos diferentes possiblidades de exploração de uma obra audiovisual, para além dos mecanismos tradicionais e será ministrada por Carlos Queiroz, Gerente de Conteúdo Original Fox Brasil, Felipe Ferrari, Coordenador de Conteúdo Fox Brasil, Krshina Mahon, Diretora de Conteúdo Original dos canais History, Lifitime e H2, por Ernesto Ribeiro, consultor da Cria Rumo e por Jorge Gonçalves, Diretor de Negócios da Vitrine Filme.
Produtoras nordestinas que desenvolvem projetos deséries de animação terão a oportunidade de particIar de um picthing e terá uma preparação para esta apresentação que objetiva a comercialização de um projeto, com carga horária de 12h, realizada pelo consultor Victor Lopes que é Diretor, Roteirista, Produtor de Cinema e TV. Dirigiu os longas “Serra Pelada”, “Língua”, “Eliezer Batista”, “Agamenon” e “Betinho, A Esperança Equilibrista”, vencedores de 29 prêmios nacionais e internacionais. Na Televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura, e Rede Globo.
NOTAS - OUTROS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
NORDESTELAB RECEBE CINEASTA INDICADO AO OSCAR
O diretor de cinema Abderrahmane Sissako, considerado um dos mais ativos e conhecido cineasta da África e indicado ao Oscar em 2015, participa da terceira edição do NordesteLab, que acontece de 30/05 a 02/06 em Salvador.
O NordesteLab 2017, que acontece de 30/05 a 02/06 em Salvador, contará com a participação especial do cineasta Abderrahmane Sissako, no dia 02 de junho, às 14h30, no painel “Cinema Negro”, que será realizado no Teatro doGoethe Institut Salvador/ICBA, com entrada gratuita mediante a lotação do espaço. Entre as abordagens do painel, destacamos a promoção da identidade e da cultura negra sob a ótica de cineastas e produtores negros.
O cineasta da Mauritânia Abderrahmane Sissako, que foi um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015 por seu longa "Timbuktu" é uma referência do cinema mundial, acumulando prêmios por diversos trabalhos realizados como diretor e produtor, entre eles, o de melhor filme estrangeiro no Festival de Cannes com o filme Heremakono (À espera da felicidade). O diálogo com o cineasta será mediado pelo diretor baiano Antônio Olavo.
PARIDADE DE GÊNERO É TEMA EM MESA DO NORDESTELAB 2017
A mesa (Des)locais - “Mulheres no Audiovisual – em busca da paridade de gênero”, acontece no dia 1 de junho, às 9h30, sendo composta por importantes referências femininas do audiovisual. A discussão se estende para programação vespertina com o Encontro de Mulheres do Audiovisual.
O diálogo sobre a igualdade de gênero no audiovisual será comtemplado na programação do NordesteLab 2017, que acontece de 30/05 a 02/06 em Salvador. A mesa (Des)locais - “Mulheres no Audiovisual – em busca da paridade de gênero”, acontece no dia 01/06 às 9h30, no Teatro do Goethe Institut Salvador/ICBA, sendo composta por Débora Ivanov (ANCINE), Malu Andrade (Mulheres do Audiovisual Brasil), Dênia Cruz (Trinca Audiovisual/RN), Milena Evangelista (SECULT/PE), Thamires Vieira (Rebento), com mediação de Daniela Fernandes (Laboratório Audiovisual).
A fundadora do grupo Mulheres do Audiovisual Brasil,Malu Andrade, cita os dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) que expõe a sub-representação feminina no mercado brasileiro: “Em 2016 apenas 17% das obras produzidas foram dirigidos por mulheres. Na roteirização, o índice sobe para 21%, mas ainda é um número muito pequeno que acaba refletindo na tela como as mulheres são representadas”. Malu ainda enfatiza que a pauta de gênero é cada vez mais importante e necessária em eventos de mercado como o NordesteLab: “Existe uma lacuna de mulheres em muitas das posições da produção audiovisual.”.
A mesa proposta pela terceira edição do NordesteLab busca dar maior visibilidade a estes números divulgados pela Ancine e propõe uma discussão de como dados como estes podem ser revertidos e de como obter uma maior representatividade da mulher em toda cadeia do audiovisual, principalmente em funções que ainda são predominantemente masculinas. Para Thamires Vieira, realizadora da produtora Revento, que entende que o cinema reflete as relações operantes de poder no mundo, ver no evento uma valiosa possibilidade de trazer à tona a pauta da paridade de gênero: "Neste momento o que estamos é exigindo que existam formas, leis, espaços e filmes que proporcionem a participação e a valorização efetiva das mulheres no cenário do mercado audiovisual”.
No mesmo dia da mesa (01/06), às 15h00, as mulheres terão mais um espaço de compartilhamento de experiências e articulação na atividade “Encontro de Mulheres do Audiovisual”, que será realizado no Café do ICBA. A reunião que será realizada pela primeira vez no evento, aposta na viabilização de trabalhos e na conexão de mulheres de diferentes estados do Brasil, acreditando na importância de atuação em rede.
SERVIÇO
Mesa: “Mulheres no Audiovisual – em busca da paridade de gênero”
Quando: 01/06, às 9h30, no Teatro Goethe Institut Salvador/ICBA
“Encontro de Mulheres do Audiovisual”
Quando? 01/06, às 15h00, no Café do Goethe Institut Salvador/ICBA
*INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL MEDIANTE A LOTAÇÃO DO ESPAÇO
Sobre o NordesteLab
O NordesteLab se configura como uma plataforma de encontros que visa o fortalecimento de redes, a comercialização de produtos nordestinos, a realização de ações de formação e qualificação, além da promoção de intercâmbios culturais, estimulo à inovação e entrada de novos agentes no setor.
Ele foi pensado como uma ação continuada, dividida em duas etapas complementares. Em primeiro lugar, com a realização de atividades preparatórias de formação, que buscam disseminar conhecimentos gerais sobre a dinâmica do mercado audiovisual no Brasil.
Em segundo lugar, com a realização de um evento principal composto por espaços de trocas de experiências entre produtoras, realizadores independentes, estudantes e representantes diretos do mercado audiovisual, nacionais e internacionais, como canais de televisão, distribuidoras de filmes e coprodutores. Este encontro, o NordesteLab 2017, acontecerá em Salvador de 30 de maio a 02 de junho.
Sobre o Laboratório Audiovisual
O Laboratório Audiovisual é um espaço de experimentação construído a partir do tripé da formação, pesquisa e fomento ao mercado audiovisual regional. As ações realizadas por ele visam contribuir para promoção dos produtos audiovisuais, a profissionalização e capacitação dos profissionais e articulação dos diferentes agentes, públicos ou privados do setor audiovisual. Entre as ações, destacamos o NordesteLab.
Para esta edição o NordesteLab conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC/BA) e do Goethe Institut Salvador, além do apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos, do IRDEB/TVE 107.5 Educadora FM e da produtora Larty Mark.