A quebra de um paradigma, por via de regra, requer um esforço de comunicação para se mobilizar a sociedade em prol de uma causa ou tema. A fim de estimular maior uso do metrô e lançar luz sobre dúvidas de uma população que não possui o hábito de utilizar este meio de transporte, a agência Mood criou a campanha Bora de Metrô!, em parceria com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
Em pouco mais de três anos de operação, esse modal tem um “caminho a percorrer” com o desafio de ganhar a confiança das pessoas que circulam pela região metropolitana de Salvador, e, assim, contribuir de forma efetiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade da cidade. “O principal objetivo dessa ação, é incentivar o uso do metrô, evidenciando as inúmeras vantagens que o meio de transporte oferece aos passageiros”, informa Luis Valença, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia.
A campanha terá duas etapas. A primeira fase foi lançada no último domingo (19), no intervalo do Fantástico. A agência Mood foi responsável pela criação, planejamento e produção das peças. “Buscamos apresentar o conceito de que novos hábitos, como fazer o caminho para o trabalho ou para casa de metrô, pode ser muito positivo, já que você economiza tempo, tem mais conforto no deslocamento e pode aproveitar o seu dia com o que você gosta”, comenta PH Gomes, VP de Criação da Mood.
Um dos destaques da ação é a linguagem usada, com participação do ator e comediante baiano, Luis Miranda, nos filmes publicitários que serão veiculados em TV aberta. “Escolhemos esse ator, por possibilitar a criação de afinidade com o público final, e por saber que o humor é uma boa ferramenta para gerar empatia e maior entendimento sobre o metrô”, afirma PH.
Nos filmes, o roteiro foi minuciosamente elaborado para gerar conexão imediata com a realidade do público final, permitindo tratar temas diversos, desde a integração de modais e custo x benefício de se utilizar o metrô, ao conforto e a segurança dos serviços prestados. Além disso, todas as peças criadas foram adaptadas para o dialeto baiano. A campanha ainda conta com spots para rádio, outdoors, anúncios em jornais e peças gráficas para mídias sociais.
Ficha Técnica:
Cliente: CCR Metrô Bahia
Agência: Agência Mood de Comunicação Integrada
Título: Bora de metrô
Agência: Agência Mood de Comunicação Integrada
Título: Bora de metrô
Direção de criação: Paulo Henrique Gomes
Criação: Paulo Henrique Gomes / Alexandre Tobio / Bernardo Renno
Atendimento: Camilla Lojudice / Nina Wagner / Julia Sariev
Planejamento: Fabricio Natoli / Raphael Freitas / Victor Barros
Produção: Antonio Marcos Pedra / Silvia Balderama
Mídia: Marcio Pederiva
Sobre a CCR Metrô Bahia:
Com atuação desde 2013 na capital baiana, é responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas por 30 anos. A empresa empenha seus esforços com foco em qualidade na execução do projeto, com o objetivo de prestar um serviço de referência e respeito ao cidadão ao longo de toda a concessão. O metrô contribuirá de forma decisiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade da cidade e região metropolitana.