Bravo está entre as melhores empresas para se trabalhar na Bahia - Juci Ribeiro

Bravo está entre as melhores empresas para se trabalhar na Bahia

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por Juci Ribeiro

Premiação realiza pesquisa com funcionários e avaliação de ações, projetos e documentos para definir as 15 melhores do Estado

A Bravo Caminhões e Ônibus foi premiada no evento GPTW  (Great Place to Work)  Bahia como uma das 15 melhores empresas para se trabalhar no estado. A premiação ocorreu em cerimônia realizada no Instituto Feminino da Bahia, em Salvador, e a Bravo foi a 9º colocada no ranking. Para a diretora da concessionária, Alessandra Lobo, estar no ranking do GPTW entre as melhores empresas para se trabalhar na Bahia retrata a missão de valorizar cada colaborador, apoiar seu crescimento individual e da organização. A Bravo Caminhões e ônibus é uma empresa do Grupo LM.
“Enxergamos o reconhecimento e fortalecimento da marca, perante o mercado, principalmente por representarmos duas organizações de peso: o Grupo LM e a MAN Latin America. São as pessoas que realmente dão vida a uma empresa. As pessoas querem trabalhar em organizações que as valorizem integralmente, onde elas possam exercitar todas as suas potencialidades, e identificam isto na Bravo”, aponta Alessandra.
Ela destaca que a empresa preza pelo respeito, confiança e transparência entre a alta gestão, integrantes, clientes e fornecedores. “Já para os nossos colaboradores a todo o momento reforçamos nossos valores através de ações internas, com campanhas motivacionais, premiações a todos os integrantes e comemoração dos resultados obtidos”, destaca a diretora.
Neste ano, no processo de avaliação do GPTW, as empresas precisaram passar pela certificação, composta por algumas etapas, como pesquisa Trust Index© - que avalia o clima organizacional através de fatores como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, sob ponto de vista do funcionário, sendo que a empresa precisa atingir nota igual ou superior a 70 nessa pesquisa. Além disso, é preciso entregar documentos como relatório de práticas culturais, perfil organizacional e questionários complementares.
“E avaliado que tipo de ação a empresa realiza, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho melhor, com igualdade, oportunidade, crescimento e desenvolvimento. A posição nos rankings será calculada de acordo com a pesquisa com os funcionários, a avaliação de práticas culturais/questionários complementares e os comentários dos funcionários”, explica a gerente de Recursos Humanos do Grupo LM, Reveca Cardonsk. A Bravo conta com 305 integrantes. “Acreditamos que o resultado tão positivo na pesquisa e a premiação são fruto de todo o trabalho que realizamos, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho o mais leve, justo e igualitário possível”, pontua Reveca.
Em paralelo é valorizado o crescimento na empresa, com integrantes que começaram como jovem aprendiz ou em funções iniciais, passando a cargos de liderança, além de casos de profissionais que saíram da empresa e retornaram à Bravo para ter novas oportunidades de crescimento.
Um dos exemplos de projeto desenvolvido é o Programa Desenvolver – Capacitarh, implantado em 2013, que tem o objetivo de desenvolver habilidades e comportamentos dos integrantes de modo sistemático, transparente e eficaz, proporcionando melhoria do clima organizacional, auxiliando o alcance dos resultados dos negócios e contemplando a transmissão da filosofia do fundador da empresa e a visão estratégica dos negócios.

TREINAMENTO - Uma forma de capacitação amplamente utilizada na Bravo são os treinamentos internos. Nesta modalidade são identificados instrutores internos, que capacitam os demais integrantes nos temas específicos de suas áreas e fomentam a disseminação da cultura e valores da empresa.
Para capacitação dos integrantes na área Técnica e de Gestão dos produtos e serviços, é utilizada também a plataforma de treinamento e-learning disponibilizado pela montadora e o Centro de Treinamento MAN Latin América, localizado em São Bernardo do Campo/SP. Cada integrante realiza a sua Trilha de Formação, de acordo com a função que desempenha. Também existe uma parceria com a Universidade Fenabrave, que disponibiliza treinamentos online com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências.
“Além disso, a matriz e filiais da Bravo contam com espaços de descontração que ficam disponíveis para todos os integrantes nos momentos de repouso e durante o horário de almoço. Nesses espaços, disponibilizamos quiosque ao ar livre, sinuca e sala de TV”, aponta Reveca.
Também são disponibilizados sem custo aos integrantes a Ginástica Laboral, que acontece semanalmente; Projeto Cultural, com aulas de dança e coral e o Cineclube Bravo; o Clube de Corrida; e o Acarajé da Bravo, realizado todo mês. “Além disso, realizamos campanhas e ações de incentivo voltadas para a área de vendas, sempre atreladas às metas. Como premiação, trabalhamos com premiação em dinheiro, cartão-presente, abadá durante o período de carnaval, entre outros”, salienta a gerente de RH.



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