Festival HYPE: a gente se vê nas ruas - Juci Ribeiro

Festival HYPE: a gente se vê nas ruas

Compartilhe
Por Juci Ribeiro

Espaços públicos servirão de palco para apresentações artísticas e diálogos musicais. A Brahma Extra é a cerveja oficial do Festival HYPE.  


Ocupando praças, ruas e avenidas; celebrando a criação artística e a multiplicidade de ritmos baianos; reconhecendo a vocação da rua viva e do seu povo criativo, nasce em Salvador oFestival HYPE. Um grande encontro entre iguais e diferentes. Sonoridades híbridas que se conectam para criar um novo cenário na cultura urbana da cidade, impulsionada pela efervescência da música baiana, que faz ecoar por todos os cantos a sua potência, swing e versatilidade.

Programado para acontecer em oito edições - entre os meses de junho/2018 e janeiro/2019, o Festival Hype é uma experiência de resgate e conexão com a cultura de rua, transformada em um grande espaço de celebração, como forma de melhorar a relação da população com os espaços públicos.

Consciente da sua missão de dar vez a quem tem voz e revelar o que as ruas falam, o Festival fomentará encontros musicais inesquecíveis, percorrendo oito diferentes bairros de Salvador – da Ribeira a Stella Maris – e apresentando artistas que representam a cena musical contemporânea.

Por meio de edital e seleção, artistas, grupos e bandas com DNA baiano poderão se inscrever via formulário online (www.festivalhype.com.br | consulte regulamento) e passarão por umacuradoria artística assinada por Juliana RibeiroDuda Diamba e Morotó Slim, responsáveis pelo garimpo curatorial e revelação de novos talentos da musica local.

A cada edição, serão selecionados 4 (quatro) artistas/bandas/grupos via curadoria, 2 (dois) artistas/bandas/grupos via curadoria no Mapa Musical e 1 (uma) atração infantila se apresentarem no Palco Sounds, totalizando sete apresentações artísticas divididas em dois dias de evento. Além dos artistas inscritos e selecionados, o Festival Hype contará também com a presença de músicos e bandas reconhecidos nacionalmente (headlines), promovendo assim um intercâmbio entre artistas consagrados e talentos locais.

"Exponencialmente democrático, o Palco Sounds contemplará, através do garimpo curatorial, compositores e profissionais da capital e do interior, não só por meio da abertura de inscrições gratuitas para todo estado, como também através da seleção feita através do Mapa Musical da Bahia. Oferecer a estes artistas a oportunidade de fazer parte de um projeto como esse, detém um significado não somente cultural, mas tange principalmente a valorização de um trabalho de qualidade e o estímulo da cadeia produtiva da Bahia",afirma Lídice Berman, diretora geral do projeto.

Além do Sounds, o Festival Hype receberá também o Mercadão da Música, um verdadeiro celeiro de trocas e qualificação do mercado musical baiano, com expositores selecionados por edição para estimular o empreendedorismo musical através da comercialização de itens e serviços relacionados à música, oferecendo uma série de atividades voltadas para a integração, difusão e potencialização da cadeia produtiva da música local.

Para participação no Mercadão, produtores da música poderão se inscrever com materiais que demonstrem a relação do produto/serviço com o segmento musical, tudo via formulário online disponível no sitewww.festivalhype.com.br. Para garantia curatorial de novidades e inovações, a curadoria artístico-material será assinada pelos jornalistas Luciano Matos e Isa Lorena.

“Ao promover encontros com a audiência baiana, cria-se uma atmosfera típica dos antigos festivais de música, onde o próprio público poderá ter acesso gratuito à música de qualidade, apoiando e tendo, sobretudo, acesso ao que é produzido fora do circuito comercial dos grandes espetáculos. Os artistas e produtores, por outro lado, encontrarão no Festival uma verdadeira vitrine para os seus trabalhos, contando com toda estrutura necessária e muitas possibilidade de trocas e aprendizado. Uma experiência de resgate e conexão com a cultura de rua, que melhora a relação da população com o espaço público e, em paralelo, fomenta o empreendedorismo musical local. Com realização da L&B Produção, o Festival Hype conta com o patrocínio da Brahma Extra, Perini e Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, além do apoio da Prefeitura Municipal de Salvador”, afirma Lídice.

Com realização da L&B Produção, o Festival Hype conta com o patrocínio da Brahma Extra, Perini e Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, além do apoio da Prefeitura Municipal de Salvador.

“Com mais de 10 anos de experiência em eventos e projetos culturais, sempre atuando em prol do desenvolvimento de projetos de empresas por quais passei, inclusive coordenando Festival de Música na Bahia, fazer a Gestão do Festival Hype é mais do que um presente. É o resultado da construção coletiva de um sonho. É a comprovação de que através do empreendedorismo criativo muitos sonhos podem se tornar realidade”, afirma Lídice Berman, diretora geral do projeto.

O Festival Hype conta com direção geral de Lídice Berman e produção executiva do Coreto Criativo.


SAIBA MAIS

Valorizando a cultura colaborativa e estimulando a representatividade artística e das ruas, o Festival Hype nasce da experiência vivida pelo Coreto Hype - reconhecida por reunir o melhor a gastronomiamodamúsicaarte e sustentabilidade desde 2016, contando com mais de 100 empreendedores criativos por edição e extensa programação artística e de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos.

Trabalhando sempre com os eixos da economia criativamúsicakidssustentabilidade e ocupação, a Feira Coreto Hype se consolidou como uma iniciativa transformadora, estimulando na população soteropolitana ao capitalismo consciente, a economia criativa e ao reconhecimento dos pequenos produtores, reforçando a atitude construtiva e o cooperativismo do grupo.


BRAHMA EXTRA

Um evento extraordinário só poderia contar com uma cerveja extraordinária. A Brahma Extra é a cerveja oficial do Festival HYPE. A Brahma, que está há 129 anos no mercado brasileiro, lançou, em 2015, os três rótulos de Brahma Extra: Lager, Weiss e Red Lager. As três variantes darão mais sabor ao Festival HYPE. A tipo Weiss é uma ótima pedida para acompanhar pratos leves, combinando bem com massas e queijos. Esta cerveja é filtrada, tem receita à base de trigo e é dona de uma cor amarelo-ouro. Já a tipo Lager destaca-se por ser intensa. Produzida com maltes especiais e de cor dourada, ela é dona de um sabor forte e marcante, combinando com carnes vermelhas e petiscos. Por fim, a Red Lager é encorpada e perfeita para aguçar a curiosidade. Por meio de maltes torrados e cor avermelhada, o sabor característico dessa cerveja traz uma novidade a cada gole. Combina com aves, peixes e saladas.


MAPA MUSICAL DA BAHIA

O Mapa Musical da Bahia é uma ação prioritária dentro das políticas públicas de fomento à música no estado. Desde 2012, o programa da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) mapeia, reconhece e difunde a diversidade musical de artistas baianos que produzem trabalhos autorais. O Mapa Musical mantém um diálogo aberto e constante entre a sociedade civil e o Estado, permitindo a elaboração de estratégias de ação em resposta às demandas apresentadas. O mapeamento funciona através do portal do Mapa Musical da Bahia [mapamusical.ba.gov.br], um sistema online que reúne músicas e informações sobre os artistas.  A iniciativa se focaliza na produção musical representativa dos 27 Territórios de Identidade do estado e busca revelar a diversidade dos cenários musicais da Bahia. 


PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  
16 e 17/06
 – Pituba
07 e 08/07 – Av. Centenário
11 e 12/08 - Lauro de Freitas
15 e 16/09 - Paripe
06 e 07/10 - Campo Grande
10 e 11/11 - Ribeira
01 e 02/12 - Stella Maris
12 e 13/01 - Pelourinho


SIGA INTAGRAM @sitejuciribeiro

Moda e Estilo

publicidade