Chef goiano Ian Baiocchi participa do Tempero Bahia no restaurante Genaro de Carvalho do Wish Hotel da Bahia - Juci Ribeiro

Chef goiano Ian Baiocchi participa do Tempero Bahia no restaurante Genaro de Carvalho do Wish Hotel da Bahia

Compartilhe
por Juci Ribeiro

Uma das principais referências da alta gastronomia brasileira, o chef goiano Ian Baiocchi, 28 anos, estreia no Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia, assinando o pratoBadejo com Gremolata de Laranja Bahia, Pupunha Assada com Mel e Óleo de Carvão, Tartar de Banana e Paçoca de Rabada para o sofisticado restaurante Genaro de Carvalho, do Wish Hotel da Bahia, hotel oficial do festival gastronômico. O chef, que adora executar receitas autorais, está empenhado em colocar sua criação à prova, elaborando uma receita, onde a estrela da vez é o palmito pupunha, tema da segunda edição do Tempero Bahia, que acontece de 15 a 26 de agosto, em Salvador. “Se passo um dia sem entrar na cozinha, fico louco”, comenta o chef.

Ainda jovem, com 18 anos, Baiocchi deixou Goiânia para ir atrás do seu grande sonho, estudar e trabalhar nos fogões e caçarolas, como aconteceu no famoso D.O.M do chef Alex Atala, depois que concluiu seus estudos em gastronomia no Centro Universitário Sesc. Também na capital paulista, mostrou seu talento no Maní, à época liderado pela dupla Helena Rizzo e Daniel Redondo. O currículo ainda inclui uma temporada importante na Espanha, quando trabalhou nos celebrados Mugaritz e El Celler de Can Roca, este último considerado o terceiro melhor restaurante do mundo pela revista inglesa Restaurant. De volta ao Brasil, em 2012, assumiu o serviço de catering do Palácio das Esmeraldas, sede do Governo do Estado, em Goiás. Três anos depois, abriu seu primeiro restaurante, Iz, premiado pela revista Prazeres da Mesa, como o melhor restaurante do Centro-Oeste, em 2018. Em 2017, conquistou os títulos de ‘Chef do Ano’ e ‘Melhor Restaurante’ de Goiânia, pela Veja Comer & Beber Goiás.

Moda e Estilo

publicidade