Festival Tempero Bahia anuncia programação multicultural - Juci Ribeiro

Festival Tempero Bahia anuncia programação multicultural

Compartilhe
por Juci Ribeiro

Festival Tempero Bahia anuncia programação multicultural no Passeio Público de Salvador




Música instrumental, Cozinha Show, Mercado do Passeio, Espaço infantil e Comidinhas da Bahia, são atrações nos dias 18 e 19 de agosto

O Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia reserva um momento especial no Passeio Público de Salvador, no Campo Grande, nos dias 18 e 19, sábado e domingo. Além da gastronomia, e com o objetivo de ocupar com cultura, os espaços públicos, o evento oferecerá, gratuitamente, dois dias de entretenimento para a cidade, com um cardápio de boas opções para agradar a um público de todas as idades. Os portões do Passeio Público estarão abertos das 11h às 21h, para receber baianos e turistas com doses de boa música, artesanato e design, oficinas infantis e muito mais. O Tempero Bahia é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet com patrocínio da CIELO, e apoio da Prefeitura de Salvador, Sebrae, Senac e Ipac.

Atrações e novidades não vão faltar nessa segunda edição do evento. Dentre elas está a Cozinha Show, com uma maratona de aulas gratuitas com degustação, cheias de técnicas, receitas e curiosidades, pilotadas por chefs convidados, como Vitor Generoso, de Alagoas e Viviane Gonçalves, de São Paulo, e locais, a exemplo de Ricardo Silva, do Restaurante Carvão e Tereza Paim, do Casa de Tereza, entre outros. A aula da chef baiana, curadora do Tempero Bahia, terá como mote a inclusão na cozinha e será ministrada com intérprete de libras e áudio descritor, em parceria com instituições que atendem a portadores de necessidades especiais. As aulas serão ministradas das 11h às 16h30.

O Tempero Bahia também proporcionará atividades para a gurizada. Além da aula Mini Chef, na Cozinha Show, os pequenos poderão participar gratuitamente das oficinas de bolhas de sabão gigante, no sábado, 18, às 16h30, e da oficina de jardinagem com o grupo Canteiros Coletivos, no domingo, 19, às 15h30. Ambas as oficinas têm número de vagas limitado.

Música Instrumental
A programação musical, que valoriza a música instrumental, terá atrações escolhidas a dedo, para levar a boa música aos ouvidos mais apurados. No sábado, 18, às 17h30, o pôr-do-sol será embalado pelo Letieres Leite Quinteto. O músico, arranjador e maestro, líder da Orkestra Rumpillezz, ainda conduzirá a oficina musical As matrizes africanas na Música Brasileira – Abordagens rítmicas e a experiência sobre o universo sonoro brasileiro, para alunos da rede pública de ensino, às 16h.

Ainda no sábado, às 19h, quem sobe ao palco é o grupo CPI – Choros Populares, com a participação do músico Armandinho Macedo. Com programação instrumental eclética, o Festival abre espaço no domingo, 19, para o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que fará apresentação às 17h30. E quem encerrará a programação é o grupo Skanibais, com o ritmo dançante ska, às 19h.

Comidinhas da Bahia
Outro destaque do Passeio Público é o espaço Comidinhas da Bahia, no qual chefs renomados comercializarão suas iguarias, das 11h às 21h. Dentre eles estão Tereza Paim, que trará Bolinho de feijoadaManiçoba e Sarapatel; Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, que oferecerá Moqueca de Camarão e Tarioba, e Casquinha de AratuEscondidinho de Camarão, Quiche de Palmito Pupunha, Peito de Peru e Alho Poró e crepes franceses, são as especialidades da chef Andrea Nascimento, do Solar, que estarão no cardápio.

No The Butcher House, da chef Emanuele Nascimento, as comidinhas serão o Choripan ChucroBitch Burger e Haste de Pupunha Grelhada. Já a chef Karine Poggio, do Coentro Gastronomia Afetiva, servirá Camarão com Vatapá de Banana da TerraAbará com Molho Lambão Especial e Brownie de Chocolate 70%, enquanto o Buteco do Piri promoverá um autêntico Festival do Bacalhau’, com Bolinhos de BacalhauCrocante de BacalhauFeijoada de MariscoPastel de Siri Catado e mini abarás.

Mercado do Passeio
O Mercado do Passeio é um espaço dedicado à venda de diversos produtos de arte, artesanato e design, que funcionará das 11h às 20h, no Passeio Público. Algumas das marcas mais cool da cidade estarão por lá: Preta Brasil, com seus adornos africanos; Kazza.9, com souplats e guardanapos; Fonte Atelier e sua moda autoral; Com Arte, brinquedos artesanais; Menina Terra, marca de cosmética natural; Catatábua, que faz objetos de madeira; os terrários do TMMJCriazon, jeans customizados; Atelier Maram, com produtos de couro e madeira; Candida Specht, apresentando bolsas e mochilas; óculos de sol SonbrilleNinho de Histórias, com livros infantis; facas artesanais da Cutelaria SGAquele Treco, arte e objetos; ICG camiseteria; acessórios raiz, com a AgôLeila Daltro, com bijouxPé de Mato, comercializando temperos desidratados, Jasmim Atelier de crochê e Cordel Encantado.

Com o intuito de facilitar o acesso dos visitantes, o evento firma parceria com o aplicativo de mobilidade 99Pop!, que dará 30% de desconto na ida e na volta do Passeio Público.

Moda e Estilo

publicidade