Barra Fashion comemora 20 anos de sucesso
com legado transformador e contemporâneo
Pioneirismo, inovação e construção de carreiras com projeções nacional e internacional marcam a trajetória do evento na moda da Bahia.
Barra Fashion 2018 acontece de 11 a 16 de setembro com desfiles, workshops, exposição, oficinas e atrações musicais.
Um dos eventos mais bem-conceituados do mundo da moda, o Barra Fashion, chega à sua 20ª edição com um legado consolidado e formato sempre atual. De 11 a 16 de setembro, grifes como Baú Baú, Cambodja, Cantão, Carlos Rodeiro, Foorlí, Gregory, Intimissimi, IO, Maria Filó e Paula Frank irão desfilar suas novas coleções e transmitir o conceito do evento: a moda como instrumento transformador e a mais pura expressão do estilo e personalidade de cada um. Com curadoria de Tininha Viana, Almir Júnior e Marcelo Gomes, a programação contará com desfiles, workshops, exposição e atrações musicais.
“Nessa edição especial de 20 anos do Barra Fashion queremos resgatar a importância que esse evento tem para a moda na Bahia. Transformou a vida de muitos profissionais, abraçados pelo Novos Talentos, além de alavancar todo o segmento da moda de forma pioneira e inovadora”, afirma Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra. Na edição 2018, mais do que focar em tendências, estilo será a palavra de ordem para orientar as mais de 30 vertentes identificadas para o Verão 2019. Por isso, a campanha de verão do Barra leva o slogan “Meu estilo é ser eu mesma”.
Alguns dos principais influenciadores digitais de moda na Bahia se transformarão em modelos no desfile coletivo que será realizado no Barra Fashion 2018. Mamah Vivas, Julia Sampaio, Carol Lisboa, Renata Rangel, Cris Roccon, Fabio Guimarães, Leticia Santana, Aila Menezes, Nanai Costa, Jessica Dantas, Rafaela Fleur, Ritielle Nunes, Ludmila Heine, Thays Bezerra, Ane Riccó, Uran Rodrigues, Marcos Preto, Marcelo Cravo, Leo Sampaio, Osvaldo Lyra, Pablo Orrico e Ruy (It Boy) vão esbanjar atitude, estilo e personalidade nas passarelas. Martinha Fonseca, embaixadora do Barra nas redes sociais, fará toda a cobertura do evento, inclusive bastidores.
A mostra contará com a participação de mais de 20 marcas do segmento da moda. A Fábrica - Óticas High Tech, Aramis, Arezzo, Bo.Bô, Caminata, ChaChaDumDum, Chehade, Cristali, Elementais, Havaianas, Henks, Lacoste, Le Lis Blanc, Magic Shoes, Marisa, MOB, Mr. CAT, Nossa Bossa, Oh, Boy!, Sergio's, Shorts Co, Shoulder, UV Line e Zip marcarão presença. Em 2018, o Barra Fashion ganha um formato mais atualizado, com os conceitos see now, buy now - que permite a aquisição das peças desfiladas em tempo real; e do it yourself, ou faça você mesmo, valorizando a identidade pessoal em suas próprias peças, tornando cada look mais autoral e alinhado com o estilo pessoal de cada um.
Moda e informação
No dia da abertura do Barra Fashion, 11 de setembro às 20h, haverá o Desfile Comemorativo Barra Fashion 20 anos assinado por Carlos Rodeiro, no qual o joalheiro apresentará uma retrospectiva de seus desfiles mais icônicos, realizados em edições passadas, até suas criações atuais que são usadas por várias celebridades nacionais e internacionais, como a pop star Madonna. Na mesma data, também será realizado um coquetel para convidados e aberta a exposição Barra Fashion 20 anos, com registros do evento ao longo da sua história, entre fotos, vídeos, peças publicitárias e jornalísticas, com a curadoria de Jamil Moreira e Gabi Cruz.
Durante os workshops e oficinas, o público poderá conferir conteúdos sobre o universo da moda, com temas como Do it yourself – Identidade Pessoal na Moda e Make for selfie. No dia 12 de setembro, a Baú Baú promoverá um talk com a influenciadora Renata Rangel a partir das 17h. Às 18h, haverá o desfile da Maria Filó e às 19h será a vez da Cantão mostrar suas peças. Às 20h, haverá o momento fashion cute com o desfile Pet Fashion por Paula Frank. O desfile terá como modelos personalidades e seus bichinhos de estimação, além de cachorros da instituição de acolhimento de animais Abrigo Animais Aumigos. As atrações dividirão a passarela com os acessórios e as desejadas bolsas exclusivas Paula Frank, que são um show à parte.
No dia 13 de setembro, a Intimissimi promoverá um talk show a partir das 17h. Às 18h, haverá o Desfile de Tendências Verão do Shopping Barra, um desfile coletivo. As grifes Gregory e IO desfilarão individualmente suas coleções, às 19h e 20h, respectivamente. Já no dia 14, os desfiles ficarão por conta da Cambodja e Foorlí, às 19h e 20h. O projeto arquitetônico da Praça Euvaldo Luz (Praça Central), onde acontecerão os desfiles, é assinado, mais uma vez, pela arquiteta e designer de interiores Sandra Sampaio. Para a edição comemorativa, Sandra buscou inspiração nos conceitos de decoração adotados pelas startups, que valorizam o bem-estar em um ambiente mais descontraído, aproximando as relações pessoais e profissionais. O projeto também foca na tecnologia, com um painel gigante de LED, pelo qual serão transmitidas as imagens em tempo real.
Novos Talentos
De acordo com a produtora Tininha Viana, quando o Barra Fashion começou, não havia um mercado de moda organizado na Bahia, era tudo muito amador, feito de forma intuitiva. “Não havia faculdade de moda, a gente fazia tudo sem muita fundamentação”, afirma. A partir do Barra Fashion, vieram profissionais do Rio de Janeiro, que já faziam eventos desse porte, como Eloísa Simão e George Knapp, e o Barra Fashion passou a ser o terceiro maior evento de moda do país, depois apenas do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week.
Tininha Viana conta que iniciou profissionalmente no mundo fashion trabalhando no backstage, onde tudo começa, segundo ela. “Fazíamos desfiles com mais de 100 looks, muitas trocas de roupas, foi uma escola maravilhosa”, relata. No segundo ano de Barra Fashion, foi realizada a primeira edição do concurso Novos Talentos, um dos maiores legados do evento. “Essa iniciativa foi responsável por fomentar o mercado de estilismo baiano com profissionais que ganharam o Brasil e o Mundo. E foi o Shopping Barra que abraçou essa causa, sem ajuda de ninguém, sem retorno comercial, apenas institucional”, completa.
Nomes de estilistas como Márcia Ganen, Luciana Galeão, Vitorino Campos, Úrsula Felix, e modelos top como Raica Oliveira, Gianne Albertoni, Mariana Weickert, Ana Hickmann, Isabeli Fontana e Isabella Fiorentino passaram pela passarela do Shopping Barra. “O Barra Fashion começou justamente quando eu estava iniciando minha carreira e o espaço Novos Talentos foi fundamental para o meu reconhecimento”, declara a estilista Luciana Galeão. “Era uma vitrine e uma ponte para as passarelas do Fashion Rio e depois do Fashion Business Rio, através do qual pude exportar minhas peças para lugares como o Oriente Médio e Estados Unidos”, completa.
“Como pioneiro em grandes eventos de moda no estado, o Barra Fashion formou nesses anos ininterruptos toda uma cadeia de profissionais especializados, entre estilistas, produtores, modelos, sem falar no surgimento dos cursos de moda incentivados pelo crescimento do setor”, declara Mirela Cubilhas, diretora da Enashopp. Para 2018, Mirela afirma que eles apostaram justamente em profissionais que construíram suas carreiras no Barra Fashion. “Queremos valorizar a prata da casa, que já conhece muito bem os bastidores do evento”, acrescenta.
Entre os impactos positivos do evento na Bahia, o Barra Fashion foi responsável por geração de renda e de empregos temporários, responsabilidade social, divulgação das tendências pelas grifes do shopping e, consequentemente, aumento de vendas, aquecendo o segmento da moda e a economia local. O mérito do projeto já foi reconhecido pelo Prêmio Alshop, em 2004, quando o case do Barra Fashion foi vencedor na categoria Marketing Institucional do Nordeste.
Ficha Técnica
Os profissionais de moda Almir Júnior, Marcelo Gomes e Tininha Viana assinam a produção do Barra Fashion. Almir Júnior é engenheiro civil e cenógrafo, com formação na Escola de Belas Artes de Barcelona. Já assinou cenários de dezenas de desfiles, eventos de moda, eventos para o Sebrae, Prefeitura de Salvador, entre outros. Paulistano de nascimento e baiano de coração,Marcelo Gomes atua em produção e styling há mais de 25 anos, assinando desfiles, editoriais de moda, campanhas publicitárias. Além do Barra Fashion, Marcelo integra a equipe de coordenação do São Paulo Fashion Week.
Há 28 anos no mundo fashion, Tininha Viana se dedica à área de consultoria de moda e organização de eventos. Pós-graduada em Styling pelo Senac (SP), foi também coautora e coordenadora do Novos Talentos, promovido pelo Shopping Barra. Já atuou em eventos nacionais, como Fashion Rio e Dragão Fashion, assinando o styling dos desfiles dos estilistas baianos Luciana Galeão, Márcia Ganem e Vitorino Campos. No campo acadêmico, tem experiência como professora do curso de Moda é mestre em Artes Visuais, na escola de Belas Artes da UFBA.
Serviço:
O quê – Barra Fashion – edição comemorativa 20 anos
Quando – 11 a 16 de setembro
Onde – Praça Central Euvaldo Luz, Shopping Barra (Av. Centenário, 2992, Chame-Chame)
Programação:
11 de setembro
Inauguração da exposição Barra Fashion 20 anos
18h – Abertura do Barra Fashion 2018
20h - Desfile Comemorativo Barra Fashion 20 anos assinado por Carlos Rodeiro
Coquetel para convidados
12 de setembro
17h – Talk show promovido pela Baú Baú com a influenciadora Renata Rangel
18h – Desfile Maria Filó
19h – Desfile Cantão
20h – Desfile Paula Frank com personalidades e seus pets
13 de setembro
17h – Talk Show da Intimissimi
18h – Desfile de Tendências Verão do Shopping Barra
19h - Desfile Gregory
20h - Desfile IO
14 de setembro
19h - Desfile Cambodja
20h – Desfile Foorlí
Sobre a Enashopp
O Barra Fashion é um evento concebido pela administradora do Shopping Barra, a Enashopp - empresa com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos multifuncionais e empresarias. Com mais de 30 anos no mercado, a Enashopp desenvolveu projetos na África e em todo o Brasil. São mais de 1500 profissionais administrando um milhão de m² de área construída, com uma média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL). Conheça mais no www.enashopp.com.br.