Outubro Rosa: mídias sociais são aliadas no acesso à informação - Juci Ribeiro

Outubro Rosa: mídias sociais são aliadas no acesso à informação

Compartilhe
por Juci Ribeiro


Priscyla Caldas, mestre em gestão e especialista em comunicação digital, destaca o poder de conscientização das ferramentas.



Auxiliando no processo de conscientização e mobilização social, as mídias digitais funcionam como grandes aliados nas campanhas que envolvam engajamento, visibilidade e cuidados com a saúde.



No mês do Outubro Rosa, onde a atenção está voltada para a prevenção ao câncer de mama e ao bem-estar da mulher, manter-se informada sobre os cuidados com o autoexame, saúde feminina e ações preventivas, exigem cada vez mais envolvimento e engajamento de toda a população.



Segundo Priscyla Caldas, diretora a agência Êxito Marketing e mestre em gestão das organizações, “As mídias sociais funcionam como uma poderosa ferramenta de conscientização e divulgação da campanha. Muitas destas publicações aumentam o conhecimento geral da população sobre o tema, com informações sobre estudos clínicos e quais as opções de tratamento. O que precisa ser levado em consideração são as fontes dos dados, para que esta informação não seja errada, e assim consigamos atingir o objetivo desejado”, destaca a profissional, que atua principalmente na assessoria de clientes das áreas da saúde.



Reconhecido como o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, a campanha do Outubro Rosa teve início nos EUA dos anos 90, como forma de encorajar o público a conhecer melhor esse tipo de câncer que afetou ao menos 1,67 milhões novos pacientes no mundo todo em 2012. No Brasil, apenas em 2016, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou 57.960 novos casos, dos quais mais de 14 mil resultaram em morte.



Para a médica dermatologista, Dra. Juliana Chieppe, “As redes sociais assumiram uma responsabilidade muito grande em trazer informação a um público que está cada vez mais conectado ao celular em detrimento da televisão. Por essa razão, eu anualmente alerto meus seguidores no mês de outubro, através de postagens sobre a campanha do câncer de mama, a importância do autoexame e das mamografias. O câncer de mama é uma doença silenciosa que é a mais incidente na população feminina (grande parte do meu público), só perdendo para os casos de câncer de pele não melanoma”, alerta a médica.



De olho no bem-estar holístico da mulher, a nutricionista Mércia Casaes destaca a importância da campanha e os cuidados necessários com a saúde. “O outubro rosa tem como objetivo, estimular e informar a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama. Para isto, é necessário consultas periódicas ao médico, seja ele um ginecologista ou mastologista, além de fazer o auto exame frequentemente. Além do diagnóstico precoce, a prevenção é o melhor remédio. A preocupação com o controle do peso, a  preferência a  alimentos saudáveis, o uso de alimentos fontes de ômega 3 (linhaça, chia, sardinha, atum, salmão e linguado), a redução do consumo de carnes vermelhas e o consumo de aves e ovos orgânicos, ajudam a reduzir a inflamação sistêmica e consequente ajudam a reduzir o risco ao câncer de mama”, alerta a nutricionista.



Com ações para todo mês, Priscyla destaca a importância do engajamento e participação da população. “Convido a todos e a todas para participarem dessa campanha, compartilhando material, alertando sobre os cuidados e agindo de forma ativa no compartilhamento de conteúdos positivos”, conclui.



Sobre Priscyla Caldas



Mestre em Comunicação nas Organizações pela Universidade Lusófona – Portugal (2011), Pós-Graduada no MBA Executivo em Gestão de Negócios pela Faculdade Ruy Barbosa (2006) e graduada em Marketing pelo Centro Universitário da Bahia (2004). Possui experiência acadêmica e profissional com mais de 15 anos nas áreas de Marketing, Comunicação e Gestão de Negócios. Atuou como gerente de Marketing e Comercial coordenando equipes e grandes contratos. Palestrante e professora universitária de disciplinas voltadas para as áreas de Marketing e Comunicação, Priscyla está atualmente à frente da ÊXITO Marketing, apostando que o grande diferencial das empresas que querem ter destaque em um mercado tão competitivo, é investir em estratégias de Marketing.

Moda e Estilo

publicidade