Marca doou kits de maquiagem Faces Coleção do Amor e itens de Aquarela para os estudantes
O projeto TransFormação, forma sua primeira turma, com 17 alunos, de atores e atrizes transformistas, neste sábado, dia 15, às 20h, no Teatro Molière (Aliança Francesa Av. Sete de Setembro, 401 - Barra). Apoiado pela Natura, o projeto é pioneiro no país voltado para atores e atrizes transformistas da cena soteropolitana e traz qualificação e aprimoramento para os participantes.
O programa gratuito teve início em novembro de 2018 e proporcionou, dentre 13 disciplinas teóricas e práticas, aulas de performance,maquiagem, dublagem, improvisação e história do transformismo, além de palestras e consultorias, com carga horária de 400 horas e certificado para encaminhamento do atestado de capacidade profissional.
Para a disciplina de maquiagem, realizada em março, a Natura doou para os estudantes kits de Faces Coleção do Amor e itens de Aquarela, de alta tecnologia de pigmentação, tons e texturas. “Por meio dessa ação, proporcionamos o uso de produtos de qualidade na capacitação, o que vai agregar valor ao profissional no mercado”, disse o gerente de vendas da Natura Nordeste, André Varela.
O TransFormação é promovido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated-BA). “O projeto é importante porque tira da invisibilidade artistas que trabalham nos guetos e na noite e que devem lutar para garantir espaço em outros palcos e outras cenas. Oferecemos ferramentas para que elas possam realizar com cada vez mais técnica e qualidade seus trabalhos, conquistando respeito e espaço no cenário artístico”, afirma a coordenadora pedagógica do projeto, Luciana Comin.
“Estar dividindo o espaço e o conhecimento com mestres incríveis, com nomes fortes na cena artística, não só da Bahia como do Brasil, é massa demais. Estou muito feliz de ter feito parte disso. Estar na primeira turma de atores transformistas formados é muito bom”, comemora a aluna Nininha Problemática.
Alunos apresentam o espetáculo “Gregorianas”
Antes da formatura, será apresentado o espetáculo “Gregorianas”. A montagem fica em cartaz no Teatro Molière, nos dias 15 e 16 de junho, sábado, às 20h, e domingo às 16h e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos no local, no dia da apresentação, por R$10 (inteira).
O passeio na obra do poeta barroco é o mote principal para o espetáculo, que traz ao palco uma grande homenagem a Gregório de Mattos, com poemas, trechos da peça Bocas do Inferno, de autoria da professora e dramaturga Cleise Mendes, além de textos desenvolvidos a partir de improvisação durante o processo de montagem.
O elo criado entre os integrantes revela hábitos e desejos, expressões, sonhos, incômodos e manifestos ao longo do espetáculo. A ironia e o deboche presentes na poesia de Gregório são ainda hoje instrumentos de crítica e humor ácido, também características das artistas transformistas.
TransFormação é um programa institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA), realizado pelo Grupo Teca Teatro e Outras Artes, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, da Secretaria da Fazenda do Município e Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do edital Gregórios e apoio da Natura.