Bons índices de audiência permitiram o incremento do número de cotas comerciais, passando de três em 2018 para seis patrocinadores em 2020
Na concorrência entre três grandes emissoras nacionais, o SBT levou a melhor e garantiu o direito de transmissão exclusiva da Copa do Nordeste, na TV aberta, até 2022. A conquista é resultado do bom desempenho de audiência das duas últimas edições, também exibidas pela emissora. Para 2020 espera-se uma audiência ainda maior, já que o Sport – que ficou de fora neste ano – volta para o elenco dos principais times da região que disputarão o torneio. Ao todo, 16 clubes participarão do Nordestão 2020.
Considerando a média de audiência das principais praças – Fortaleza, Recife e Salvador – o SBT ocupou apenas o primeiro e segundo lugar com a transmissão dos jogos neste ano, sendo que Fortaleza foi a cidade com o maior Ibope: foram mais de 840 minutos na liderança e média de 14,8 pontos, 68% a mais se comparado com a média de 2018. Já a capital baiana teve média de audiência de 8,4 pontos, seguida por Recife, com 7,5.
Outro destaque da edição 2019 foi o incremento nas cotas de patrocínio, duas a mais do que em 2018. Este ano estiveram presentes na transmissão as marcas Clear, Net, Rexona, Schin e Ypióca. Já para 2020 são previstas seis cotas.
“A Copa do Nordeste se mostrou um ativo regional muito importante para o SBT nesses últimos dois anos, pois o futebol é um produto que tinha pouca ou nenhuma participação na nossa grade nacional. E o resultado foi do jeito que a gente mais gosta: garantiu volume de audiência e sucesso comercial”, destaca Murilo Fraga, diretor de Programação do SBT.
A Copa do Nordeste vai ao ar na Tv Aratu, filiada do SBT.