CowParade Brasil acontece pela primeira vez em Salvador - Juci Ribeiro

CowParade Brasil acontece pela primeira vez em Salvador

Compartilhe
por Juci Ribeiro

O maior evento de arte urbana do mundo chega à capital baiana com obras expostas em diversos pontos turísticos

Depois de passar por várias cidades brasileiras, a 13ª edição daCowParade Brasil acontece em Salvador pela primeira vez, com lançamento marcado para o dia16 de julho (terça-feira), às 10h


no Museu Náutico da Bahia - Forte de Santo Antônio da Barra, no Farol da Barra. A capital baiana irá receber ao todo 60 esculturas feitas em fibra de vidro e tamanho natural em formato de vaca, personagem símbolo da mostra que já acontece há mais de 20 anos ao redor do mundo. No Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará já receberam a intervenção artística. Durante o evento, haverá uma performance da grafiteira Sista Katia, convidada para pintar uma obra ao vivo.


Na ocasião, será anunciada a abertura oficial do edital de seleção para a participação de artistas regionais de diversos segmentos, que deverão se inscrever e submeter seus projetos para pintarem uma das vaquinhas. As obras serão espalhadas em locais públicos e privados de acesso público, a partir de 11 de outubro até 20 de novembro.“Estou ansiosa para inserir a cidade de Salvador no roteiro mundial da CowParade, pois teremos com certeza grandes artistas retratando a singularidade e a beleza da Bahia”, declara Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora. As inscrições poderão ser feitas através do site: www.cowparade.com.br até o dia 02 de agosto.
Buscando revelar artistas regionais para o grande público, o patrocínio fica por conta da rede de farmácias Extrafarma, responsável por viabilizar a vinda desse evento mundial ao Estado no qual está presente há dois anos. Ao final, as obras expostas serão leiloadas e o valor arrecadado doado para instituições beneficentes selecionadas. “Nosso apoio ao evento é uma forma de agradecer a boa recepção dos baianos desde que iniciamos nossas atividades na região”, diz Miguel Jarros, diretor de Operações e Marketing da Extrafarma.

Caráter beneficente
Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social como Fundação ABRINQ, Fundação Gol de Letra, SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social (BH), Rio Inclui (RJ), AVAO - Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (PA), entre outras. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.
História de sucesso

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaumque fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No país, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.
Sobre a Toptrends
A Toptrends é uma empresa referência em realizar projetos de arte de rua através de diversas exposições itinerantes. Detentora do licenciamento da CowParade Holding e dos direitos de realizar a versão brasileira do maior evento de arte de rua do mundo, a Toptrends tem conquistado o mercado brasileiro com sua expertise no desenvolvimento de projetos de marketing cultural. Desde 2005, já realizou 12 edições da CowParade em todo o Brasil. Também produziu diversas exposições itinerantes pelo país como a Rinomania, uma exposição de rinocerontes decorados em comemoração aos 60 anos da Duratex; a Call Parade, que transformou 100 telefones públicos da capital paulista num suporte original para obras de arte a pedido da Telefônica/Vivo; a Big Heart Parade, que reuniu 78 corações customizados por arquitetos renomados da CASACOR 2013; a Mônica Parade, que homenageou, em 2014, os 50 anos da personagem, levando 50 esculturas às ruas de São Paulo, fruto de uma parceria entre a editora Panini e a Maurício de Sousa Produções, a exposição Reciclalata projeto desenvolvido em parceria com a Novelis para reforçar a importância da reciclagem das latinhas de alumínio e que passou por várias cidades entre 2015 e 2017; em 2018, a Happy Art Parade, uma exposição inédita que utilizou os emojis como suporte para arte e; mais recentemente “17 ODS para um mundo melhor”, exposição artística baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para um mundo melhor até 2030.
Sobre a Extrafarma
Fundada há 59 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 8 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte da Ultrapar, junto com Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.
Sobre Sista Katia
Conectora urbana, grafiteira desde 2007, o multiartista cria pontes entre pessoas criativas e ideias inovadoras, articulando projetos que incentivem a criação de rede colaborativa entre mulheres. Artista e articuladora cultural que fomenta a cultura hip hop com ações diretas, fundadora de coletivos femininos como Rima Mina, Sistas Crew e Festa Punanny, grupos que focam no protagonismo feminino. A estética da rua se faz presente em seu canal de receitas veganas e no Graffiti discute sobre padrões de beleza e auto estima das mulheres gordas, levando esse debate para produção cultural e styling de moda. Dessa forma interliga todas as suas habilidades e as usa como forma de ativismos.

Serviço:

O quê: Lançamento da 13ª CowParade Brasil – Salvador/BA
Quando: Dia 16 de julho (terça-feira)
Horário: Das 10h às 12h
Onde: Museu Náutico da Bahia - Forte de Santo Antônio da Barra, Largo do Farol da Barra, s/n, Barra, Salvador


Inscrições e regulamento exclusivamente através do site www.cowparade.com.br

Moda e Estilo

publicidade