Comer fora de casa: Especialista dá 7 dicas para montar sua marmita sem erro - Juci Ribeiro

Comer fora de casa: Especialista dá 7 dicas para montar sua marmita sem erro

Compartilhe
por Juci Ribeiro

Especialista ensina alguns cuidados que você deve ter nessa hora


Mais do que uma moda, o hábito de levar marmitas no dia a dia se tornou um estilo de vida. As vantagens são muitas. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNIFACS, Gabriela Nóbrega, enumera algumas delas. “Economia no bolso, praticidade, segurança do alimento e menos riscos de contaminação porque você sabe como a sua refeição foi preparada”, pontua a especialista.

Mas se por um lado os pontos positivos são muitos; por outro, alguns cuidados são necessários para fazer a quentinha realmente valer a pena. A especialista listou algumas dicas para ajudar você a preparar sua marmita sem erros.

Selecione os alimentos – Na hora de montar a marmita, vale apostar em escolhas inteligentes. Dê preferência a legumes, verduras, folhas, arroz integral, grãos, leguminosas como feijão e oleaginosas como nozes e castanhas

Planeje a montagem – Antes de acomodar os alimentos na vasilha, organize-os num prato. Isso ajuda a dimensionar a real quantidade de comida que você consome e evita desperdícios.

Atenção ao armazenamento – Prefira os recipientes de vidro, pois não liberam substâncias nocivas quando levados ao micro-ondas. Se usar vasilhas plásticas, opte por aquelas que não possuem bisfenol-A na sua composição. Os números 3 ou 7 dentro do símbolo de reciclagem na embalagem indicam que esse composto tóxico está presente.

Cada um no seu quadrado – Alimentos cozidos devem ser acondicionados longe dos crus. Saladas fresquinhas, por exemplo, devem ir num pote à parte. O mesmo vale para temperos como vinagres e azeites: leve- os separadamente e deixe para temperar a comida só na hora de comer. 

Evite alguns preparos – Frituras, comidas com muito molho e queijo devem ser evitadas. Esqueça também aquelas preparações com ovos, que costumam ser queridinhos da galera fitness, pois estragam rápido e podem contaminar os outros alimentos da marmita.

Transporte corretamente – Vale investir numa bolsa térmica, com saquinhos de gelo, para levar as marmitas. Isso é muito importante nos casos em que o trajeto de casa até o trabalho é longo ou não existe uma geladeira ou frigobar na empresa.

Hora doce do dia – Frutas como bananas, tangerinas, laranjas e uvas são sempre bem-vindas para a sobremesa ou os lanches no meio da manhã e da tarde, mas o ideal é leva-las inteiras embrulhadas num plástico filme. Cortadas, elas podem perder nutrientes e ter o consumo comprometido.

Moda e Estilo

publicidade