Aberto ao público, evento acontece no Vila Velha, às 18h, convocando a se inscrever no Festival, que será realizado em novembro
Maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável retorna à capital baiana em novembro, dias 08, 09 e 10. Interessados em participar enquanto proponentes de atividades, ações e projetos poderão acessar o edital a partir do dia 11 de setembro, quando haverá o lançamento oficial, às 18h, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha (Passeio Público), em evento aberto ao público (sujeito à lotação do espaço) e com apresentação musical de Duo B.A.V.I. - Berimbau Aparelhado Violão Inventável.
O Festival é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O propósito fundamental é reunir projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade, de coletivos, artistas, oficineiros, escolas, universidades, ONGs, iniciativa pública e privada.
Ano passado, foram mapeados mais de 100 projetos baianos, dos quais 58 contemplados, que deram origem a mais de 200 atividades, ocupando 50 espaços de Salvador com uma programação inteiramente gratuita. De Itapuã a Cajazeiras, do Rio Vermelho ao Centro Histórico, passando pelo Solar do Unhão, Feira de São Joaquim, Barra e o Parque da Cidade, a programação contou com palestras e rodas de saberes, intervenções e performances artísticas, oficinas, projeção de filmes, teatro, dança, circo, feiras de artes, artesanato e economia criativa, exposições, grafite, atividades esportivas e recreativas, contação de histórias, vivências, yoga e meditação, atividades culinárias, ações educativas e ambientais, e shows musicais.
“A Virada 2018 foi um grande sucesso! Conseguimos fazer uma grande articulação e mobilização com toda a sociedade, envolvendo instituições públicas, privadas, de interesse social e organizações culturais. Fez-se um grande mapeamento de projetos de relevância, compartilhados coletivamente e que possibilitaram a promoção de atividades de formação e do conhecimento, culturais e de mobilização social, pensando a sustentabilidade para além do meio ambiente”, destacou a gestora da Virada Sustentável Salvador, Alice Barreto.
Herança histórica e cultural
Com a proposta conceitual “O Centro Pulsa - a vida em movimentos”, a Virada Sustentável Salvador 2019 retoma o processo histórico, criativo e sociocultural de fundação da primeira capital do Brasil. O Centro Antigo (CAS) liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, abrange um conjunto de bairros e abriga monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É considerado, inclusive, o maior sítio patrimonial da América Latina e preserva, portanto, os alicerces de formação de Salvador e as raízes de constituição de sua gente.
“A Virada Sustentável 2019 é um convite pra gente deslocar o olhar decolonial sobre o Centro Antigo da cidade, percebendo como toda a sua estrutura material e produção simbólica, cultural, tecnológica e ancestral permeiam e afetam a vida das pessoas, bem como de que forma essas mesmas pessoas performam o próprio Centro Antigo”, destacou Alice Barreto.
Para esta edição, a Virada se fundamenta em 10 ODS: Erradicação da Pobreza; Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Vida na Água; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação.
“É um convite a pensarmos, criarmos e produzirmos, juntos, uma série de iniciativas e projetos propositivos e inspiradores para a nossa cidade. Um convite às organizações sociais, grupos e artistas, empreendedores sociocriativos, universidades, instituições públicas e privadas a abraçarem a Virada Sustentável Salvador 2019 para que a gente faça, novamente, um grande festival com um número relevante de projetos, mas, principalmente, com a qualidade dos conteúdos propostos e que englobem e envolvam o máximo de ODS possíveis”, endossou o coordenador da Virada, Maurício Galvão.
A Virada
O Festival foi criado em 2011, em São Paulo. De lá pra cá, reuniu um público de mais de 7 milhões de pessoas e percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, entre outras, além de Salvador - em 2016 e no ano passado.
Esta 3ª edição na capital baiana, via Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da CMPC e Uber Eats, copatrocínio da Liberty Seguros, apoio institucional do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal do Salvador, e a parceria do Salvador Meu Amor. A Virada Sustentável é uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Rede AMO de Comunicações Socioculturais, e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.
Serviço:
Virada Sustentável Salvador 2019
Lançamento do Edital para inscrição de projetos
Data: 11 de setembro (quarta-feira)
Horário: 18h às 22h
· Apresentação musical de Duo B.A.V.I. - Berimbau Aparelhado Violão Inventável: 18h20 às 19h20
· Coquetel com caruru: 20h30
Local: Cabaré dos Novos, Teatro Vila Velha (Passeio Público)
Aberto ao público (sujeito à lotação do espaço)
Mais informações: viradasustentavel.org.br | @viradasustentavel.salvador
Fotos Virada Sustentável Salvador 2018: