Covid-19 pode incluir sintomas na pele? Especialista explica - Juci Ribeiro

Covid-19 pode incluir sintomas na pele? Especialista explica

Compartilhe
por Juci Ribeiro

Lesões nos dedos de pés e mãos, urticárias, rash cutâneo e pitiríase rósea são algumas manifestações já observadas em pacientes com o novo coronavírus


Com o avanço dos estudos em torno do novo coronavírus, a lista conhecida de sintomas associados à Covid-19 (infecção causada pelo vírus) vem crescendo. Agora, relatos médicos e a literatura científica disponível já registram o aparecimento de problemas na pele em pacientes que testaram positivo para a doença.
Entre eles, destacam-se manchas e lesões na cor vermelha chamadas de rash cutâneo, erupções semelhantes àquelas do sarampo, urticárias, foliculites e eritemas multiformes.
Embora tais manifestações já sejam observadas em conjunto com a Covid-19, a dermatologista da Clinica Osmilto Brandão, Isís Vasconcelos, explica que até o momento apenas cerca de 20% dos pacientes que apresentam o novo coronavírus tiveram lesões na pele. Logo, ainda não há uma conclusão definitiva sobre o elo entre problemas cutâneos e esse agente infeccioso.
Mas se uma relação entre ambos ainda não está completamente estabelecida, é preciso estar atento a quaisquer sinais encontrados pelo corpo nesse período. A dermatologista afirma que as áreas mais comumente acometidas por problemas de pele nos casos de Covid-19 são a face, o tronco, as mãos e os pés, sobretudo esses dois últimos.
O aparecimento dessas manifestações associadas a algum sintoma de gripe ou resfriado acendem o alerta para o novo coronavírus. “Se surgir qualquer lesão, é importante procurar um dermatologista, para que ele possa avaliar o quadro e, em caso de suspeita de Covid-19, encaminhar a investigação do caso”, destaca a médica.  
Abaixo, a especialista lista algumas das manifestações de pele que têm sido mais frequentemente associadas à infecção pelo novo coronavírus
Dedos da Covid – são placas vermelhas ou arroxeadas nas mãos e nos pés, com alguns nódulos (bolinhas mais consistentes) ou pontos de formação de pus. “Esse é o tipo mais observado e pode aparecer mesmo quando a pessoa está assintomática para a Covid-19”, observa Isis.
Foliculite – inflamações na raiz do pelo, muito comuns em que sofre de acne, por exemplo, e que podem aparecer também na Covid-19.
Erupções vesiculares – se assemelham a uma catapora, com várias bolhas pequenas distribuídas pelo corpo, geralmente em maior quantidade no tronco
Urticárias – com placas vermelhas que coçam e incomodam bastante, podem aparecer antes mesmo da manifestação dos sintomas desencadeados pelo novo coronavírus.
Rash cutâneo – caracteriza-se por uma vermelhidão difusa que pode acometer grandes áreas da pele ou porções menores
Eritema palmar – compreende edemas e pontos vermelhos nas palmas das mãos e nos dedos
Pitiríase rósea - erupções na pele muito comuns que costumam estar associadas a infecções virais e podem aparecer também nos casos de Covid-19
Eritema multiforme – placas avermelhadas e salientes geralmente com a forma de alvo

Moda e Estilo

publicidade