Em mês de conscientização do câncer de próstata, conhecido como Movember, o All Things Hair, canal de cabelos da Unilever, revela os hábitos do homem brasileiro em relação a barba. Em pesquisa realizada em conjunto com o Opinion Box, descobriu-se que 33% dos homens usa barba para se sentirem mais atraentes. E 39% diz que a usa, simplesmente por gostar de usar, sem apontar um motivo específico. Já para estar na moda foi mencionado por 8%.
A pesquisa também mostra que a grande maioria dos homens cultiva algum tipo de barba, afirmado por 88% deles. A barba por fazer, parece ser o estilo do brasileiro, dita por 42% dos homens. A barba média foi citada por 39% dos homens. Somente 12% dos homens afirmaram não ter barba.
Não surpreende o fato de que em relação ao quesito estilo, quando perguntado somente aos respondentes com barba, 45% deles prefere o estilo “barba por fazer”. O bigode, assim como o cavanhaque, por sua vez, foi apontado como o estilo favorito de 11% deles.
“A grande maioria dos homens se barbeia uma vez por semana, o que mostra a preferência pela praticidade do estilo “barba por fazer” - algo que há alguns anos não era comum, principalmente para quem trabalhasse em ambientes mais formais” diz Erin Mizuta, chief content officer (CCO) do All Things Hair Brasil. “Mas é preciso destacar importância da barba como recurso, junto com o cabelo, para compor a imagem que o homem quer transmitir e alcançar, com 33% dos entrevistados dizendo que se sentem mais atraentes com ela”.
Frequência:
A maioria dos brasileiros, 59%, afirma fazer a barba uma vez por semana. 21% de duas a três vezes por dia e somente 4% diz se barbear todos os dias.
É importante destacar que, mesmo com as restrições provocadas pelo coronavírus, os homens continuam em sua maioria se barbeando da mesma forma, 61% diz que nada mudo na frequência com que se barbeia desde o início da pandemia. Por sua vez, 29% diz estar se barbeando menos e somente 10% afirma estar se barbeando mais frequentemente.