Intenção é reforçar arrecadação para manter instituição
Com mais de 200 anos de história, a Casa Pia de São Joaquim, na Avenida Jequitaia, voltará a receber eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos. Orfanato durante muitos anos, a entidade filantrópica fundada em 1799 conta com nova gestão, que resolveu retomar os eventos suspensos em 2012 como mais uma fonte de arrecadação para a manutenção de suas atividades filantrópicas.
O espaço, que durante as décadas de 80 e 90 foi muito disputado para a realização de casamentos, jantares e formaturas, funciona atualmente como instituição de ensino gratuito para crianças. O projeto pedagógico atende a educação infantil do grupo 2 ao grupo 5, com opção para período integral.
ESTRUTURA – No térreo, a Casa Pia de São Joaquim conta com Capela e Átrio (área externa). É neste pavimento que estão também as 14 salas de aula, com atividades suspensas por conta da pandemia. No primeiro pavimento, o casarão tombado conta com diversas salas para eventos variados e até mesmo um auditório com capacidade para 177 pessoas.
“Entendemos nossa missão como a de acolhimento e formação de estudantes, estimulando jovens a exercerem a cidadania e dando a oportunidade a eles de trilharem um caminho para o mercado de trabalho”, reforça Maria Amélia Tourinho, provedora da instituição, que tem como projeto futuro ainda criar outras atividades de cunho social, como cursos profissionalizantes, para melhor ocupação do espaço.