O check-up odontológico é sempre a melhor maneira de prevenir problemas futuros quando se trata de cuidar do sorriso e da saúde bucal. Todavia, muitos pacientes só se lembram do dentista quando acontece algum incômodo ou desconforto na região da boca.
De acordo com o Dr. Jefferson Rodrigues do Hospital Odontológico Especializado (HOE), a prevenção ainda é a melhor solução para todos os casos. “A prevenção é importante, pois evita problemas de origem bacteriana, que é responsável pela maioria dos problemas bucais”, informa.
Composto por radigrafias, diagnósticas, limpeza, remoção de tártaro, orientação de saúde bucal e avaliação clínica com fotografias intra-orais, o check-up será demandado conforme a situação de cada paciente e se não for feito semestralmente ou no período estipulado pelo dentista, pode haver um comprometimento na saúde dos dentes, gengivas e em situações mais graves, o surgimento e complicação com algumas bactérias. “As bactérias podem levar a endocardite bacteriana e até ao óbito e também são responsáveis por uma das piores dores que existe: a pulpite irreversível que é uma inflamação da polpa dentária, tecido e vários nervos sanguíneos situados no interior dos dentes”, alerta Rodrigues.
Pandemia
Com a pandemia mundial da Covid-19, muitas pessoas não saem de casa, ficando em total isolamento e por medo de contrair o vírus, acabam deixando de cuidar também da saúde bucal e ir regularmente ao dentista para uma consulta preventiva, ocasionando assim, mais complicações com o passar do tempo.
“Hoje, em tempos de pandemia, a falta do check-up odontológico de rotina, e as possíveis “dores de dente”, podem tirar a liberdade das pessoas, principalmente do grupo de risco, que decidiram pelo isolamento”, informa Dr. Jefferson Rodrigues que sugere a prevenção como forma de evitar transtornos com dores e mais oneração ao paciente. “Em período de crise financeira como o que vivemos hoje, um tratamento de urgência pode acarretar maiores onerações ao paciente, além de condutas com maior tempo de conclusão”, conclui.
Dicas
Algumas consultas preventivas podem ser realizadas a cada seis meses ou anualmente, a depender da saúde bucal de cada paciente;
Pacientes que usam aparelhos ortodônticos ou aqueles que já colocaram algum implante dentário devem realizar consultas regularmente para manutenção;
É sempre importante uma escavação correta na hora da higienização bucal, pois feita de maneira errada além de não prevenir pode acarretar problemas dentários.
Fonte para Entrevista:
Dr. Jefferson Rodrigues (Croba 1225)
Dentista da HOE (Hospital Odontológico Especializado)
Site: www.hospitalodontologico.com.br