“Não se trata de uma simples reforma, mas sim da reestruturação do maior serviço de emergência porta aberta, que atende ao SUS, da região do Baixo Sul. A nova Emergência da Santa Casa de Valença dispõe de uma equipe multiprofissional. Agora, oferecemos para os pacientes e aos seus acompanhantes um ambiente ainda mais confortável e adequado para um tratamento digno e humanizado”, reforça o provedor da instituição de saúde, Marcelo Dantas Cabral.
A reestruturação foi baseada em duas linhas de ação. A primeira foi a necessidade de melhorar o espaço físico para os pacientes e os profissionais que atuam na Santa Casa de Valença. A segunda foi de adequar a emergência para entrar de vez na rede de urgência e emergência do Sistema único de Saúde (SUS).
A nova Emergência da Santa Casa de Valença conta com 16 salas, como a vermelha (emergência), amarela (estabilização), leitos de observação adulto, pediátrico e de isolamento, além de espaços para procedimentos, acolhimento com classificação de risco, posto de enfermagem, consultório médico, farmácia e ala de medicação.
“Dentre as principais mudanças estão a ampliação da sala vermelha e farmácia, além de melhoria das salas de sutura e medicação. Ganhamos novos equipamentos nas enfermarias. Também foi realizada uma nova pintura e fachada, comunicação visual, além de uma nova instalação da recepção para melhor atender o paciente”, explica Marcelo Cabral.
A população de Valença e região encontrará atendimento clínico de urgência e emergência, com leitos de observação adulto e pediátrico. São uma média de 50 profissionais atuando no pronto socorro, dividimos em especialidades como Farmácia, Enfermagem, Recepção, Higienização, Maqueiros, Porteiros e Médicos. Para melhorar ainda mais o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores, a instituição implantou uma enfermaria de isolamento, além de conforto médico e de enfermagem com maior comodidade, copa e conforto para as equipes de higienização e maqueiros.
“Todos os esforços que a Santa Casa de Valença tem feito são para melhorar a atenção à saúde da população do município e de todo o Baixo Sul da Bahia, com maior resolutividade e qualidade nos serviços ofertados. Me sinto honrado em entregar à minha equipe este equipamento reformado e melhorado. Como cidadão valenciano, fico muito feliz em saber que o nosso hospital está melhorando para nos servir melhor”, destaca o médico Ricardo Fonseca, diretor técnico da unidade.