NO DIA MUNDIAL DO LIVRO, MOSTRA LITERÁRIA DE SALVADOR DISCUTE CONEXÕES ENTRE PESSOAS ATRAVÉS DAS LITERATURAS - Juci Ribeiro

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO, MOSTRA LITERÁRIA DE SALVADOR DISCUTE CONEXÕES ENTRE PESSOAS ATRAVÉS DAS LITERATURAS

Compartilhe

 

A terceira edição do evento acontece de 23 a 25 de abril ao vivo, online e gratuito, e apresenta novos autores baianos em lançamento de livros

Com o objetivo de conectar pessoas, incentivar a leitura e fomentar o cenário da literatura baiana, a Mostra Literária de Salvador chega a sua terceira edição e traz como tema “O Livro é Acesso! Conexões entre Pessoas Através das Literaturas”. O evento terá início no dia 23 de abril, dia simbólico em que se comemora o dia Mundial do Livro, com uma programação das 17h às 22h. Já nos dias 24 e 25 de abril, sábado e domingo, acontece das 09h às 21h; sempre com transmissãao vivo, 100% online e gratuita, pelo site do evento. As inscrições para todas aatividades estãabertas e podem ser realizadas no: www.mostraliterariassa.com.br

Nos três dias de programação, o evento traz a participação de autores, influenciadores digitais, pesquisadores, projetos e movimentos literários que abordarão temas como produção na pandemia; novas publicações; consumo literário; produções no mundo on offline através dos livros físicos e dos espaços virtuais; trata ainda do mercado literário baiano e a formação de público leitor; representatividade nas literaturas, além de promover novas conexões na literatura baiana. “Para além de agente transformador, o livro é acesso que possibilita novos caminhos, novas leituras e sentidos, transformando realidades e criando conexões em suas diversas literaturas. A Mostra Literária também é este lugar de encontro, acesso e novas conexões. Isso é o que abordaremos nesta terceira edição”, afirma Rebeca Lisboa, realizadora do evento.

A transmissão da Mostra acontecerá na sede do projeto Livres Livros, com a parceria da ITS Brasil, considerada uma empresa de referência em internet, no mercado há mais de 17 anos. Através dela, a Mostra terá uma internet com velocidade, estabilidade e segurança para funcionar a todo o vapor. Para conhecer mais da ITS Brasil, acesse: www.itsbrasil.net

Já o projeto Livres Livros, desenvolve ações de incentivo à leitura, a exemplo de sarau de poesias, oficinas, instalação de mini bibliotecas livres em espaços públicos e o clube de leitura social, onde leitores sãadotados e recebem livros em casa. O projeto está recebendo inscrição de novos amigos- leitores e para mais informações, acesse: www.livreslivros.com.br

Enquanto for realizada a transmissão e durante todo o seu evento, a Mostra seguirá respeitando todos os protocolos de segurança, exigidos pelos órgãos competentes e com número limitado de pessoas, contando apenas com a participação do apresentador e mediadores, onde os participantes das mesas, convidados e público participarão de forma virtual dos seus respectivos espaços.

Chamada Pública

Uma novidade desta edição foi a realização da Chamada Pública que abriu inscrições gratuitas até o dia 04 de abril e que permitirá o lançamento de 10 obras de autores baianos durante os dias de evento, de 23 a 25 de abril de 2021.

A seleção aconteceu até o dia 09 de abril e o resultado final foi divulgado no dia 10 de abril de 2021, no site e redes sociais da Mostra Literária de Salvador. Nos dias 24 e 25 de abril, os participantes poderão conferir o lançamento das 10 novas obras selecionadas diretamente na programação.

Curadoria

Enquanto espaço de compartilhamento e criação de novos vínculos e conexões, a Mostra Literária assumiu uma curadoria compartilhada este ano, realizada por Lorena Ribeiro e Luciany Aparecida. Lorena Ribeiro é um dos nomes à frente desta edição, ela é doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e idealizadora do projeto Passos entre Linhas e tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana” (2020), além de ter contos publicados em antologias como a “Escritas Femininas em Primeira Pessoa”. “Para mim, é muito importante estar curando a terceira edição da Mostra Literária de Salvador. Eu conheci o evento em sua primeira edição, participando como convidada de uma das mesas, fui coorganizadora na edição de 2020 e estar como curadora agora é uma grande responsabilidade e é também gratificante”, pontua.

Outra curadora desta 3ª Edição da Mostra Literária de Salvador é Luciany Aparecida que reforça a importância de contribuir para o evento. “Eu entrei agora na equipe e está sendo um prazer compartilhar essa curadoria com Lorena Ribeiro. Produzimos esse edital de chamada para lançamentos de livros, pensando que a Mostra Literária de Salvador tem como objetivo, apresentar um panorama do que tem sido produzido e publicado na contemporânea literatura baiana, ao passo que também deseja inspirar aquela pessoa que ainda não lê ou escreve literatura, mas que pode vir a se apaixonar por esse universo”, diz Aparecida que é escritora, professora de literatura e escreve com assinatura de Ruth Ducaso.

Programação

Ao todo serão 03 dias de evento, com 16 atividades, mais de 20 horas de conteúdo online e gratuito e participantes de vários territórios do estado. No primeiro dia de evento será realizada em sua abertura com a mesa Caminhos e Acesso à(s) Literatura(s) e em seguida um sarau literário na Varanda Poética. A programação completa estará disponível no site e nas redes sociais do evento.

A realização da 3ª Edição da Mostra Literária de Salvador é de Rebeca Lisboa – Comunicação Empática que destaca a força da Mostra no campo da leitura. “A Mostra Literária tem como objetivo principal, conectar pessoas, principalmente jovens escritoras(es), leitoras(es) e sonhadoras(es) de qualquer idade. Nesta edição, trazemos este mote: As conexões entre pessoas através das literaturas. Com felicidade aprendemos, crescemos e atraímos cada vez mais pessoas para construir e transformar através do livro, leitura e literatura”, afirma.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. E conta ainda com a parceria da ITs Brasil, Projeto Livres Livros e Quântica Comunicação.

SERVIÇO

O quê: Mostra Literária de Salvador  Ano III

Quando: 23 a 25 de abril de 2021 (sexta a domingo)

Onde: Site do Evento e Canal do YouTube da Mostra Literária de Salvador

Quanto: Gratuito

Inscrições: Através do site: www.mostraliterariassa.com.br

Classificação: Livre

Informações: www.mostraliterariassa.com.br ou no @mostraliterariassa no Instagram

 

Programação completa do evento

 

Sexta-feira 23/04

17h  19h

Mesa de Abertura: Caminhos e Acessos à(s) Literatura(s):

Essa mesa pretende discutir sobre o campo literário na Bahia, abordando questões sobre publicação de livros e como fazê-los circular. Inclusive, sobre a taxação dos livros. Também, sobre concursos literários promovidos pelas instituições públicas (Pedro Calmon e Gregório de Mattos).

Convidades: Armando Almeida (FPC), Kátia Borges, Valdeck Almeida Mediador: Lucas Almeida

 

19h30 – 21h

Varanda Literária  Sarau Poético

Recital de poesia na varanda da sede da Livres Livros apenas com poetas e transmissão pelo Youtube. Convidades: Adriele do Carmo, Rebeca Victória Rocha, Renata Ettinger

Apresentadora: Anajara Tavares

 

Sábado 24/04

09h  10h30min

Mesa 02: Quem Consome Literatura Hoje?

Essa mesa pretende discutir sobre a literatura e a formação de leitoras e leitores. Práticas em salas de aulas e iniciativas de clube de leituras.

Convidades: Ana Fátima, Julie Dorrico e Mariana Paim. Mediador: Daniel Farias

 

11h  12h30min

Mesa 03: A Poesia como Espelhos de Liberdades

A/o poeta é uma pessoa que está atenta a seu tempo e às reflexões que ele propõe. Essa mesa reunirá referências que elaboram na poesia conexões que nos auxiliarãa pensar os espaços de liberdade de nossa contemporaneidade.

Convidades: Esteban Rodrigues, Louise Queiroz e Mariana Madelinn Mediadora: Lilian Almeida

 

13h  14h30min

Mesa 04: A Literatura é uma Festa

Mesa composta por três crianças escritoras, que publicaram livros infantis. O papo será mediado pela artista Cássia Valle e a proposta é que aautoras e autor conversem sobre suas relações com os livros e a escrita desde tão cedo. O que os levou a escrever, como foi para eles publicarem entre outros temas.

Convidades: Gil Alex, Luiza Meireles e Maria Flor Frutuoso Mediadora: Cássia Valle

 

15h  16h

Oficina 01: Livro de Artista  DIY Faça você mesma

Oficina com o objetivo de ensinar pessoas interessadas a criarem seus próprios livros costurados à mão. Convidada: Deisiane Barbosa (Editora Andarilha)

 

16h30 – 18h

Mesa 05: O Livro é Acesso  Mercado editorial e formas de publicação

Como exposto no título, a intenção desta mesa é levantar a discussão sobre o mercado editorial e as diversas maneiras de se publicar livro no Brasil. A mediação será realizada pelo escritor Pedro Duarte, que já publicou por editora "tradicional" e de forma independente, pela Amazon. A intenção é ter esse bate papo entre as três editoras com o autor, explanando através de diferentes visões o vasto mercado literário baiano.

Convidades: Carol Dantas (Editora Pinaúna), Fernanda Santiago (Segundo Selo) e Sarah Rebecca Kersley (Paralelo13S)

Mediador: Pedro Duarte

 

18h30min  20h30min

Praça Literária  Lançamento de Livros

Convidades: Breno Fernandes, Hosanna Almeida, João Victtor Gomes Varjão, Letícia Paulina e Maria Luiza Machado

Apresentador: Deko Lipe

 

Domingo 25/04

09h  10h30min

Mesa 06: O Cordel na Sala de Aula

Como no título, a intenção nesta mesa é conversar sobre a produção de cordel e a sala de aula: como o cordel pode contribuir para a criatividade de jovens nas aulas do ensino básico, como essas pessoas convidadas promovem a relação das produções de cordel ao ensino.

Convidades: Keu Silva, Orlando Freyre e Salete Maria. Mediador: Elton Magalhães

 

11h  12h30min

 

Mesa 07: O  é o Enredo - A Narrativa Baiana Contemporânea

Mesa para discutir sobre a narrativa baiana contemporânea (literatura fantástica, romance, conto, novela etc).

Convidades: Aidil Araújo, Carol Vidal e Evanilton Gonçalves Mediador: Aldri Anunciação

 

13h  14h

Oficina 2: A Construção da Personagem na História Infanto Juvenil

Oficina de escrita criativa com Amanda Julieta, que publicou recentemente "Dandara", livro infantil. A proposta da oficina é promover o incentivo à produção de literatura infantil/infanto juvenil, a partir da criação de personagens para o público consumidor dessas literaturas.

Convidada: Amanda Julieta

 

14h30 – 15h

Aula Aberta  Dos Muros aos Livros – Grafitti e Ilustração

Aula aberta sobre produções de arte visual através de grafittis e ilustrações em livros, com a artista Quezia Silveira.

Convidada: Quezia Silveira

 

15h30  16h30min

Oficina 03: Te Convido a Contar

Oficina com objetivo de orientar a como a contar histórias infanto juvenis voltada para contadoras/ contadores de histórias.

Convidado: Alexandre Geisler

 

17h – 17h30min Contação de Histórias

Espaço voltado para pais, mães e filhes apreciarem uma boa história e interagirem construindo a história!

Convidada: Carol Adesewa (Afroinfância)

 

18h  19h

Oficina 04: Entre Rimas e Enredo – Oficina de Cordel

Oficina com objetivo de orientar as pessoas interessadas a como criar poesia de cordel, desde a criação o texto à possibilidade de publicação impressa.

Convidada: Sueli Valeriano

 

19h30min  21h30min

Praça Literária  Lançamento de Livros

Convidades: Alessandra Sampaio, Leonellea Pereira, Marcos Cajé, Nívia Maria Vasconcellos e Tiago D. Oliveira.

Apresentador: Deko Lipe



Moda e Estilo

publicidade