PROJETO BORBOLETAS
Criado no ano de 2020, pelo psicólogo e guarda municipal, Antônio Carlos Lacerda Gomes, o projeto Borboletas tem por objetivo prevenir e combater o suicídio de jovens e adultos, principais adolescentes. Inicialmente, a adolescente ou o adolescente que já está em tratamento psicológico são convidados para participarem de forma mais efetiva no projeto, acolhendo, servindo de referência para as novas componentes.
Um projeto que é remanescente do projeto Cuidar, colocado em prática em setembro de 2019 e que acolhe uma média 140 jovens por mês. Dentro deste mesmo projeto, a ideia era que o tema de suicídio não fosse discutido apenas no mês de setembro, onde se fala mais a respeito do suicídio por conta do Setembro Amarelo.
“Percebemos o quão é importante a presença dessas meninas na vida das que chegam e vice-versa, pois ao sentirem úteis vinculam com a vida”, comenta Antônio Gomes, líder do projeto. Outra característica do programa é o cuidado com pais ou responsáveis dos acolhidos que levam eles para o encontro.
Funcionamento
De acordo com Antônio, o acolhimento das crianças, adolescentes e adultos ocorre quando são enviados pelos Creas e Conselho Tutelar do município, além das indicadas pela GCMS, ou através das próprias adolescentes que se juntarem para decidir, inclusive, o nome do projeto que se chama “Borboletas” em alusão ao processo de transformação que ela passa, do casulo até sair dele e poder voar. “Após decidir o nome do projeto, duas delas, a Iasmin e Emanuelle desenharam a logomarca”, diz Gomes.
Para ter acesso ao projeto, a pessoa pode encontrar mais informações através do whatsapp ou redes sociais e e-mail.
Focado no serviço voluntário de quem participa o projeto não tem apoio financeiro atualmente, mas segue de forma renascente do projeto Cuidar, que foi colocado em prática em setembro de 2019 e conta com monitoras, psicólogos e alguns familiares que participam de forma ativa, incentivando jovens em situação de vulnerabilidade social.
Contatos:
PROJETO BORBOLETAS
Instagram: @projetolivresparaviver
E-mail: projetolivresparaviver@gmail.com
Whatsapp: 71 99186-2869