Encontro virtual com o babalorixá Pai Pote será no domingo (23) às 16 horas
Contação de histórias de matriz africana para povos de terreiro da Bahia. Este é o foco do Projeto “História de Terreiro”, que segue promovendo intercâmbios culturais, lúdicos, identitários e educativos aos domingos até o dia 6 de junho. O próximo encontro, marcado para 23 de maio, às 16 horas, trará como convidados o babalorixá Pai Pote e o artista plástico “filho de orixá” Baba Geri. Para participar, interessados de todas as idades só precisam acessar o perfil @cerqueiraproducoes no Instagram, no horário do evento.
Todas as apresentações estão sob o comando do artista, contador de histórias, arte-educador, músico e professor de língua e cultura yorùbá Eduardo Odùdúwa e da atriz, professora e contadora de histórias Joice Paixão. Criado pela Cerqueira Produções, “História de Terreiro” foi iniciado em fevereiro deste ano, com rodas de conversas e apresentações artísticas presenciais envolvendo contos, lendas, músicas e histórias da literatura de matriz africana. As primeiras apresentações ocorreram nos terreiros Ilê Axé Oxumare e Ilê Axé Ibá Omon Ajunkesy. Contudo, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, o formato dos encontros precisou ser alterado e as lives foram iniciadas.
As protagonistas dos encontros digitais realizados até agora foram a zeladora espiritual e coordenadora do Espaço de arte-cuidado-educação-cultura Força dos Ventos, Clea Barbosa; a yalorisà Raidalva dos Santos (Terreiro Ilê Asè Oyà Tolà) e a omo Osun e Ekedji de Sángó, Priscila Pinheiro (Terreiro Ilê Axé Ibecê Alaketú Oulomida). O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço
O que? Projeto História de Terreiro
Quando? 23 e 30 de maio/ 6 de junho.
Local: Instagram (@cerqueiraproducoes)