Instituto CCR entrega 150 livros para secretaria de educação de Lauro de Freitas sobre linguagens de acessibilidade e inclusão infanti - Juci Ribeiro

Instituto CCR entrega 150 livros para secretaria de educação de Lauro de Freitas sobre linguagens de acessibilidade e inclusão infanti

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A inclusão é a mais poderosa ferramenta de leitura da vida. A partir dessa premissa, o Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, em parceria com Ministério do Turismo, criou o projeto Literatura Acessível, contemplado no 4º Edital de Projetos Culturais do Instituto. O projeto é uma realização do Instituto INCLUIR e foi realizado na Bahia pela CCR Metrô Bahia. Nesta semana, foram doados 150 livros multiformatos (braile, libras, audiodescrição e pictograma) para a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas e vídeo-contações. O objetivo é que os materiais sejam utilizados pelos alunos da rede municipal da cidade, inclusive como forma de incentivo neste retorno dos estudantes às aulas presenciais.


A intenção da ação é sensibilizar e estimular a inclusão social das crianças e jovens com e sem deficiência, desenvolver através da prática da leitura suas habilidades cognitivas, criativas e psicológicas e criar oportunidades de atividades culturais/educacionais para proporcionar/criar uma nova sociedade que seja mais digna e mais justa. Nas escolas, os livros poderão promover entre os alunos reflexões sobre os aspectos comuns da sociedade, como a acessibilidade dos locais que habitamos, as medidas que podemos tomar para deixar o mundo mais inclusivo e o acolhimento na escola de colegas que tenham algum tipo de deficiência.


Além da secretaria, o espaço multicultural Bibliometrô, que fica na Estação de Metrô Acesso Norte, também foi contemplado com a doação de 20 livros e 2 coletâneas de livros em braile. “Entendendo a inclusão enquanto cultura formativa e a literatura como fonte imprescindível de promoção a reflexão e mergulho na narrativa dos personagens,  a coleção conta com protagonistas com deficiências e suas histórias de superação,  o que provoca nas crianças e adultos uma percepção da deficiência,  não como limitadora, mas como passível de superação para além de uma visão estereotipada”, finaliza Miliane de Lemos Vieira, responsável pelo Departamento de Inclusão PCD da secretaria de Lauro de Freitas.


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