COVID 19 | Ônibus que fazem traslado para Aeroporto passam a ser higienizados por névoa seca
Higienização, já realizada pela CCR Metrô Bahia nos trens, utiliza técnica de nebulização aprovada pela Anvisa e se diferencia por atingir locais no interior da composição onde a limpeza manual não alcança.
A CCR Metrô Bahia ampliou os protocolos de higiene, já utilizados nos trens e estações, para o serviço de ônibus shuttle – que faz a conexão entre o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e a Estação de Metrô Aeroporto. Além da limpeza manual, que já havia sido reforçada desde o início da pandemia, os veículos agora passam, internamente, por um processo de nebulização de névoa seca, o mesmo que é feito nos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Durante a limpeza, é utilizado um produto sanitizante aprovado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que, comprovadamente, não oferece risco à saúde humana nem ao meio ambiente. Ele foi desenvolvido especificamente para eliminar fungos, bactérias, germes e vírus, incluindo o coronavírus e sua eficácia é atestada pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Uma vez lançado no ar, o produto atinge toda a superfície e se mantém por até 72 horas, atuando contra os microrganismos, embora sua névoa se dissipe em poucos minutos. Para maior segurança dos clientes e colaboradores, o produto é aplicado diariamente após o recolhimento do veículo, cumprindo um cronograma que garante a higienização por nebulização em todas as áreas internas, regularmente. “Intensificamos a limpeza de áreas como os apoios que as pessoas seguram durante a viagem e também nas maçanetas. Nas estações de metrô e terminais de ônibus, reforçamos a limpeza dos corrimãos de escadas fixas e rolantes, linhas de bloqueios, guichês de bilheterias e máquinas de autoatendimento, e agora ampliamos a higienização dos trens, para o shuttle, melhorando o cuidado contra a proliferação do vírus”, explica George Santino, Coordenador do Atendimento da CCR Metrô Bahia.
Essa tecnologia, já utilizada pela CCR Metrô Bahia nos trens, usa uma técnica de nebulização que se diferencia por atingir locais no interior do veículo onde a limpeza manual não alcança. Ele vem se juntar a outras medidas de prevenção no combate ao coronavírus, garantindo mais segurança a clientes e colaboradores e não elimina o uso de máscaras, obrigatório nos transportes públicos.
Outras medidas contra o Coronavírus
Desde março de 2020, a CCR Metrô Bahia vem atuando no combate à Covid-19 e adotou estratégias como intensificação de limpeza de trens e todas as demais áreas, reposição contínua de sabonetes líquidos nos banheiros de todas as estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela concessionária e de álcool gel 70% nos dispensers dispostos nas áreas de acessos.
Outra inovação recentemente implantada com objetivo de manter distanciamentos dentro dos trens, é o sistema Próximo Trem, utilizando monitores nas estações para mostrar ao cliente quais os carros que estão mais vazios, para que ele tenha opção de escolher e viajar de forma mais confortável. Ele também pode utilizar o aplicativo Quicko para acessar este sistema.
Além de campanhas educativas com avisos sonoros, adesivos de chão, banners, Tv Trem e Mub Digital sobre organização de filas com distanciamento, necessidade de evitar aglomeração e a obrigatoriedade do uso das máscaras. Todas as nossas ações estão em consonância com outros sistemas metroviários do país e em sintonia com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde, Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos) e Programa de Prevenção e Controle do Coronavírus do Grupo CCR para o enfrentamento à Covid-19.