Fazenda BeGreen, localizado no Shopping da Bahia, produzirá hortaliças e frutos livres de agrotóxicos e contará com uma área de experiência para os consumidores
Este mês, um novo conceito de produção de alimentos desembarcará em Salvador e a cidade poderá conhecer todos os benefícios de uma fazenda urbana. Construída no estacionamento do Shopping da Bahia, a Fazenda BeGreen terá capacidade para produzir seis mil toneladas de hortaliças e frutos mensalmente, o que significará 60 mil plantas, totalmente livre de agrotóxicos, e contará com uma área de experiência com programação diversificada para os públicos infantil e adulto, e uma loja conceito, onde os clientes poderão escolher suas hortaliças e produtos sustentáveis, como sacolas ecológicas e produtos de limpeza naturais.
As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los, reduzindo o tempo de transporte, a emissão de carbono pelos veículos e o desperdício gerado na distribuição. A fazenda do Shopping da Bahia está sendo trazida pela BeGreen, maior rede de fazendas urbanas do país. A área terá 2.200 m², e está instalada no terceiro piso do empreendimento. Suas atividades começam oficialmente no dia 26 de outubro, quando consumidores poderão visitar e comprar os produtos da fazenda presencialmente, no horário de funcionamento do shopping, ou pelo site da BeGreen.
Além das tradicionais hortaliças das fazendas BeGreen, em Salvador serão produzidos frutos como pimentas, pimentões, berinjelas e tomates. Essa produção será destinada exclusivamente à área de experiência, criada para educar os consumidores, de forma leve e divertida, sobre os benefícios da vida saudável e da sustentabilidade. Os frutos poderão ser colhidos diretamente da plantação durante as visitas à área produtiva, na qual os participantes aprenderão sobre o modelo de cultivo hidropônico.
Com programação para crianças e adultos, o espaço terá um parquinho temático e aulas de yoga e meditação, entre outras atividades para estimular o consumo consciente e práticas saudáveis.
“Essa é a primeira fazenda da BeGreen que produzirá frutos para consumo do público visitante. Aumentamos a variedade e mantivemos o conceito: adaptação ao espaço urbano, alta qualidade e zero agrotóxicos. É uma experiência para as plantações que virão. Estamos dando um 'start' no futuro, quando produziremos em enorme variedade”, comenta o diretor de Produção e Pesquisa em Desenvolvimento da BeGreen Marco Wunderlich.
Tecnologia sustentável - A Fazenda conta com uma estufa inovadora, com tecnologia desenvolvida pela BeGreen. As hortaliças são cultivadas por meio da hidroponia: as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. Esta técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. Um sistema de climatização de alta tecnologia permite o controle remoto da temperatura da estufa e uma produtividade 28 vezes maior que o cultivo convencional.
Outro ponto chave é uma produção totalmente livre de agrotóxicos. Tendo como princípio base contribuir com a saúde dos consumidores, a BeGreen utiliza protocolos biológicos no cultivo e, dessa forma, o uso de pesticida é desnecessário. As hortaliças são colhidas momentos antes da entrega e levadas direto da fazenda para o consumidor final, chegando frescas, ainda com raiz.
De acordo com Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia, o objetivo da fazenda é gerar uma nova experiência na compra e no consumo de alimentos naturais, que vai beneficiar diretamente os clientes. “A fazenda urbana traz um novo estilo de cultura alimentar adaptada para a rotina corriqueira de uma grande cidade como Salvador. E através dela, será possível promover uma forma diferente e mais sustentável de consumir os alimentos. Queremos incentivar esse comportamento para gerar frutos positivos para nossos consumidores agora e as gerações futuras”.
A visitação à Fazenda BeGreen pode ser feita de quarta à sábado, das 11h30 às 19h30 (entrada até 18h30). Domingo de 12:30 às 19:30, entrada até 18:30. Os ingressos custam entre R$ 12,50 e R$ 25,00.
SERVIÇO
Fazenda BeGreen
Inauguração: 26 de outubro
Ingressos: A partir de R$ 12,50
Venda de Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/69519/d/112619
Local: Av. Tancredo Neves, 148 - Caminho das Árvores
Visitação: quarta a sábado, das 11h30 às 19h30, e domingo, de 12h30 às 19h30.
Clube de assinaturas BeGreen
Os moradores de Salvador poderão comprar suas hortaliças no Shopping da Bahia ou recebê-las na porta de suas casas por meio de um clube de assinaturas, que pode ser assinado no site www.begreen.farm. Com o objetivo de impactar de forma positiva a alimentação e o estilo de vida das pessoas, a BeGreen entregará os alimentos frescos e livres de agrotóxicos semanalmente ao assinante. São três opções:
Box BeGreen P: Ideal para quem mora sozinho ou para a família que ainda está se adaptando à salada no cardápio (2 pés de alfaces, 2 folhosas variadas e 1 tempero). R$36,90
Box BeGreen M: Para a família que gosta de salada e aproveita todas essas possibilidades à mesa (4 pés de alfaces, 4 folhosas variadas e 1 tempero).
R$45,90
Box BeGreen G: Essa é para a família que está totalmente em dia com a saúde e aproveita muitas hortaliças em suas refeições (6 pés de alfaces, 6 folhosas variadas e 2 temperos). R$55,90
Sobre a BeGreen - Nasceu em 2017 do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina. Além da unidade do Shopping da Bahia, tem hoje outras cinco: no Boulevard Shopping (Belo Horizonte), na Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo), no Via Parque Shopping (Rio de Janeiro), na sede do iFood (Osasco) e no Parque D. Pedro Shopping (Campinas). Atualmente conta com tecnologias capazes de produzir mais de 200 mil pés de hortaliças por mês, o que representa 11 toneladas de alimentos livres de agrotóxicos. A BeGreen é vencedora de diferentes prêmios nas áreas de consciência e produção sustentável, como o Abrasce, Latin American & Caribbean Shopping Center Awards, Viva Awards ICSC e ELA. Para saber mais, acesse www.begreen.farm.
Sobre a Aliansce Sonae - A Aliansce Sonae é líder nacional no setor de shopping centers e maior administradora do país. A companhia está presente nas cinco regiões brasileiras e tem um portfólio de 40 shoppings, com participação em 29 empreendimentos e a administração de 11 shoppings de terceiros.
Sobre o Shopping da Bahia - Inaugurado em 1975, fruto de um sonho do empresário Newton Rique, o Shopping da Bahia é mais do que um dos maiores empreendimentos do país: é um marco na história da Bahia.
Segundo shopping a ser construído no Brasil e primeiro das regiões Norte e Nordeste, ele está localizado de forma estratégica no Caminho das Árvores, bairro nobre da cidade e com alto poder de consumo. Cercado por clínicas, consultórios médicos e escritórios, o shopping faz parte do centro financeiro da capital baiana e está a poucos metros do Terminal Rodoviário. Além disso, está próximo de duas estações de metrô, sendo uma delas interligadas com o shopping. Há 45 anos faz parte da vida e do dia a dia dos baianos, tendo, ao longo dos anos, desenvolvido uma relação de amor e identificação muito forte com a Bahia e com os baianos.
O empreendimento recebe mais de 3,5 milhões de pessoas por mês, que encontram no Shopping da Bahia a mais completa experiência de compras e serviços em suas mais de 500 lojas. Suas praças e alamedas homenageiam personalidades da história da Bahia, como Irmã Dulce, Dorival Caymmi, Divaldo Franco, Mestre Pastinha, Luís Gama, Gilberto Gil, entre outros.