Serviço gratuito funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h, na Estação Acesso Norte, e é uma parceria da CCR Metrô Bahia com o CVV
A pandemia da Covid-19 acendeu um alerta em todo o mundo sobre a importância do cuidado com a saúde mental. No Brasil, o assunto ganha ainda mais visibilidade neste mês com a campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional dos brasileiros.
Conversar com alguém, ser escutado e olhar sem preconceitos para essa questão são importantes passos para a busca de um tratamento especializado. Nesse contexto, desde setembro de 2021, a CCR Metrô Bahia e o CVV (Centro de Valorização da Vida) disponibilizaram na Estação Acesso Norte o Plantão de Escuta, um serviço de acolhimento e apoio emocional totalmente gratuito. No espaço, onde já foram realizados cerca de 200 atendimentos, clientes e colaboradores do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas podem conversar de forma online e reservada com voluntários do CVV.
O serviço de escuta ativa dentro de uma estação de metrô, em parceria com o CVV, é pioneiro em todo o Brasil e reforça as ações desenvolvidas pela concessionária com foco no cuidado, saúde e bem-estar dos clientes que utilizam o modal. “Com essa iniciativa, buscamos tornar um serviço tão importante como este mais acessível para todos. A conversa acontece com a privacidade e a atenção necessárias para acolher as pessoas que precisam”, explica Camila Moreira, coordenadora de Comunicação da CCR Metrô Bahia. O atendimento é realizado em uma sala especialmente preparada, de segunda à sexta-feira, inclusive aos feriados, das 10h às 16h.
Dados no Brasil
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada em setembro de 2021, 44% dos brasileiros relataram que durante a pandemia tiveram problemas psicológicos. O estudo também aponta que 28% das pessoas entrevistadas afirmaram ter tido diagnóstico de depressão ou de outra doença relativa à saúde mental e 46% disseram que algum familiar ou amigos próximos tiveram depressão durante esse período.
Serviço:
Plantão de Escuta – De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Estação Acesso Norte da CCR Metrô Bahia. Clientes e colaboradores podem ter acesso ao serviço, que é gratuito e com total privacidade. Os atendimentos no espaço são individuais.